VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - DEPRESSÃO ENTRE OS JOVENS

ENEM

Powered by RedCircle

DEPRESSÃO ENTRE OS JOVENS

MODELO ENEM

ID: DVL  


Texto I


https://telavita.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/04/infografico_depre-02.jpg



Texto II

Drauzio Varella – O que a família pode fazer para ajudar a pessoa deprimida a sair mais depressa da crise?

Ricardo Moreno – A família pode fornecer parâmetros da realidade - não deve deixar a pessoa trancada no quarto o dia todo com as cortinas fechadas, nem deixá-la desrespeitar a necessidade de alimentação e higiene. Esse paciente precisa ser estimulado, o que não significa levá-lo ao shopping ou pô-lo para correr: significa estimulá-lo de acordo com suas possibilidades de desempenho. Ninguém incentiva um paciente de UTI a andar pelos corredores do hospital. É importante respeitar as limitações que a doença impõe naquele momento.

Drauzio Varella – A atividade física ajuda?

Ricardo Moreno – A atividade física ajuda bastante. Há evidências de que, associada a tratamentos medicamentosos e psicológicos, pode ser um componente importante para alcançar resultados satisfatórios no tratamento.

Ricardo Moreno é médico psiquiatra e professor do Instituto de Psiquiatria da USP.


Texto III

As pessoas tendem a pensar na adolescência como um período difícil, turbulento, com variações do humor e crises emocionais (...). Muitas pessoas consideram estas flutuações do humor e as mudanças no comportamento como uma fase normal da adolescência. No entanto, há evidências de que esses problemas não fazem parte, necessariamente, do processo normal de amadurecimento. Na verdade, para muitos adolescentes, sintomas como descontentamento, confusão, solidão, incompreensão e atitudes de rebeldia podem indicar depressão. Durante muitos anos, acreditou-se que os adolescentes não eram afetados por essa doença, mas atualmente os especialistas sabem que os adolescentes são tão suscetíveis à depressão quanto os adultos. Em todas as faixas etárias, a depressão é um distúrbio que deve ser encarado seriamente. Ela pode interferir de maneira significativa na vida diária, nas relações sociais e no bem-estar geral. Nos casos mais graves, a depressão pode levar ao suicídio. Infelizmente, nos últimos 30 anos, o índice de suicídio entre adolescentes triplicou. 

http://www.pfizer.com.br/sua-saude/depressao/depress%C3%A3o-e-adolescente


Texto IV

De acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), até 2020, a depressão será a principal doença mais incapacitante em todo o mundo. Isso significa que quem sofre de depressão tem a sua rotina virada do avesso. Ela deixa de produzir e tem a sua vida pessoal bastante prejudicada. Atualmente, mais de 120 milhões de pessoas sofrem com a depressão no mundo – estima-se que, só no Brasil, sejam 17 milhões (...). Cerca de 850 mil pessoas morrem, por ano, em decorrência da doença. 

http://grupovioles.blogspot.com.br/2016/08/ate-2020-depressao-sera-doenca-mais.html


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o recorte temático: “Os desafios para reduzir o índice de depressão entre os jovens”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.