O PET e A PANDEMIA
CONTO FANTÁSTICO
ID: F4L
Contos são narrativas curtas - o conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história),
personagens (que agem ao longo da história), tempo (quando acontecem os fatos),
narrador (quem conta a história) e espaço (lugar em que acontecem os fatos).
O que distingue um conto fantástico dos outros é a
presença da magia, do surreal, ou seja, de situações e personagens que
ultrapassam a realidade lógica, tais como um peixe falar, uma mulher comer uma fatia da
lua, um gato eleger-se prefeito da cidade, um boneco de madeira e uma boneca de retalhos falarem etc.
Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação
das personagens, do tempo e do espaço, complicação (envolvimento/ação das
personagens), clímax (instante de maior suspense) e desfecho (final da trama).
LEITURAS:
Texto I – Fragmento da crônica “O pombo enigmático”, de
Paulo Mendes Campos:
Era quase primavera. Pombo e pomba
marcaram um encontro galante quando voavam e revoavam no azul do Rio de
Janeiro. Era bem de manhãzinha.
— Às quatro em ponto me casarei contigo
no mais alto beiral – disse o pombo.
— Candelária? – perguntou a noiva.
— Do lado norte – respondeu ele.
Texto II – Fragmento do romance “Vidas Secas”, de
Graciliano Ramos:
Chegaram à igreja, entraram. Baleia ficou passeando na
calçada, olhando a rua, inquieta. Na opinião dela, tudo devia estar no escuro,
porque era noite, e a gente que andava no quadro, precisava deitar-se. Levantou
o focinho, sentiu um cheiro que lhe deu vontade de tossir. Gritavam demais ali
perto e havia luzes em abundância, mas o que a incomodava era aquele cheiro de fumaça.
Texto II – Fragmento da letra “João e Maria”, de Chico
Buarque:
Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
***
Você já sabe, mas não custa lembrar...
A personificação é uma figura de linguagem que consiste em
atribuir comportamentos, atitudes e percepções de pessoas a animais (ou a
coisas) – daí o nome “personificação”.
Escritores, poetas, letristas e demais profissionais não
só da linguagem escrita, como também das artes visuais, exploram muito a
personificação. Nos três recortes literários acima, há animais personificados –
no primeiro, Pombo e Pomba encontram-se e marcam o casamento; no segundo, a
cachorra Baleia opina – achava que devia estar no escuro, que havia muita luz,
e se incomodava como cheiro de fumaça; no terceiro, o cavalo fala inglês.
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CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você tenha um pet
que, assim como as pessoas, esteja enfrentando os impactos da pandemia
Covid-19. Você deverá personificá-lo, e então escrever um conto fantástico sob
a perspectiva do pet – pode ser um gato, um cachorro, um coala, uma
calopsita...
Escreva na 1.ª pessoa do singular – o
narrador-participante é o pet. Seu texto deverá ter, aproximadamente, 25
linhas. Atribua um título sugestivo ao texto. Não economize criatividade!
IDEIA: Comece o conto fantástico identificando/caracterizando
o pet. Exemplos:
. Sou Cloé, uma gata siamesa. Moro no 15º andar do
edifício Tal... Desde que surgiu a pandemia...
. Meu nome é Dogão, sou um cachorro vira-lata. Passo a
maior parte do dia na rodoviária que, depois da Covid-19, está meio vazia...
. Sou o coala mais simpático do mundo! Todos me chamam de
Quincas, mas meu nome verdadeiro é... Logo depois do carnaval, a notícia da
pandemia se espalhou...
IMPORTANTE:
. Esteja
certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Não
tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do
que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
. Até o
final de seu conto, o leitor pretenderá encontrar respostas para: o quê?,
quem?, como?, quando?, por quê?, e então...