Coronavírus é uma família de vírus que causam
infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em
31/12/19, após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de
coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela
primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como
coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A
maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida,
sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum
do vírus.
Educação escolar em
tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica
Com a pandemia causada
pelo novo Coronavírus, um número expressivo de escolas no mundo todo teve suas
atividades presenciais suspensas. Professoras e professores, agentes
fundamentais no processo educacional, viram-se, de um momento para outro, tendo
que atuar diante de um contexto de excepcionalidade, e alternativas passaram a
ser adotadas com o objetivo de reduzir o prejuízo educacional e a preservação
do direito à educação. No Brasil, 81,9% dos alunos da Educação Básica deixaram
de frequentar as instituições de ensino. São cerca de 39 milhões de pessoas. No
mundo, esse total soma 64,5% dos estudantes, o que, em números absolutos,
representa mais de 1,2 bilhão de pessoas, segundo dados da UNESCO. Duas
questões ganharam destaque no debate nacional: garantir que os estudantes não
sejam prejudicados em seu processo de escolarização e evitar o acirramento das
desigualdades de acesso e de oportunidades. Nesse cenário, o Departamento de
Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, em parceria com a UNESCO do
Brasil e com o Itaú Social, propôs uma pesquisa com o objetivo de verificar
como as professoras e os professores das redes públicas e privadas do Brasil
estavam desenvolvendo suas atividades nas primeiras semanas de isolamento
social, conciliando o trabalho com a vida privada e quais suas expectativas
para o período pós-pandemia. (...)
https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1, em Junho/2020
TEXTO III
A suspensão das aulas presenciais em
função da Covid-19 levou milhões de estudantes a usarem (...) ferramentas de
educação a distância. Como se não bastasse o isolamento social − por si só, um
estímulo para se ficar horas na internet −, crianças e adolescentes agora
acessam aplicativos e redes sociais também para ter aula. É tanta gente o dia
inteiro na tela do computador, do celular ou do tablet que as escolas devem,
mais que nunca, ajudar seus alunos a lidar com os desafios do mundo digital. Uma
primeira orientação aos gestores escolares é estabelecer, de imediato, uma
política de uso dos ambientes virtuais de aprendizagem. O passo seguinte é
comunicar as regras não apenas aos alunos, mas também a suas famílias.
Na educação domiciliar (ou
homeschooling), a responsabilidade pela educação formal dos filhos é atribuída
aos próprios pais ou responsáveis. (...) As aulas são lecionadas em casa pelos
genitores ou por professores particulares contratados para esse fim. (...) Em
tempos de pandemia do coronavírus, a educação domiciliar vem ganhando força.
Considero que seja quase
proibido falar em recursos de acesso remoto, se não houver três pilares básicos,
quais sejam, ferramentas (computadores, essencialmente), conhecimento
(alfabetização digital) e internet. Dito isso, é fácil – e lamentável – excluir
parte considerável da sociedade, que não tem os elementos aqui apontados.
Segundo estatísticas, são quase 15 milhões de crianças e jovens – pessoas em
idade escolar, evidentemente – que dificilmente serão assistidas pelas
políticas educacionais de enfrentamento aos efeitos da pandemia. Como falar em
homeschooling às pessoas de regiões em que, muitas vezes, não há nem mesmo
energia elétrica?
Gislaine Buosi
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A
partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo
sobre o tema: “CAMINHOS PARA REDUZIR OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA”.
Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione,
organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa
de seu ponto de vista.