O TEXTO DIDÁTICO tem objetivos pedagógicos. O vocabulário deve ser acessível, a fim de que os leitores extraiam do texto uma única/mesma compreensão. Por esse motivo, nesse gênero textual, as palavras devem ser empregadas no sentido denotativo, ou seja, literal. É texto utilitário (informativo, e não literário) escrito na 3.ª pessoa do singular (No Brasil colônia houve...; O açúcar foi... etc.), voltado ao processo de ensino-aprendizagem. A ênfase do texto didático está naquilo que se apresenta/ensina e na importância daquilo que se apresenta/ensina. O texto didático é destinado, principalmente, àqueles que ainda não conhecem o assunto nele explorado.
Exemplo de texto didático: Originária da Ásia, a cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. A região que durante séculos foi a grande produtora de cana-de-açúcar no Brasil é a Zona da Mata nordestina, onde os férteis solos de massapé, além da menor distância em relação ao mercado europeu, propiciaram condições favoráveis a esse cultivo. Atualmente, o maior produtor nacional de cana-de-açúcar é São Paulo, seguido de Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: Imagine que você tenha sido convidado por uma editora para escrever um TEXTO DIDÁTICO, cujos leitores serão alunos do EFAI, a respeito de como a descoberta do fogo mudou a vida do homem.
Antes de começar a escrever, pense em tudo o que você já aprendeu sobre a descoberta do fogo e... leia um pouco mais sobre o assunto. Depois faça uma lista das informações mais importantes – o que é?, pra que serve?, como e por que a descoberta do fogo mudou a vida do homem? etc. Não vale copiar texto da internet!