5 AÇÕES PARA ENGAJAR OS ALUNOS NAS ATIVIDADES DE REDAÇÃO: Manter o engajamento dos alunos nas atividades didáticas é sempre um desafio, e não há nenhuma receita que possa ser aplicada de modo infalível para atender a essa questão. Nós, da Plataforma Redigir, indicamos cinco ações que, comprovadamente, vêm demonstrando impacto positivo nas nossas escolas parceiras em todo o Brasil. Essas ações são fruto da experiência de instituições escolares que contam com os nossos serviços, e que se valem de estratégias que você também pode utilizar.
A primeira e mais relevante ação para o engajamento dos estudantes é o monitoramento, que deve ser realizado de modo a propiciar um controle contínuo e customizado. A partir disso, será possível agir de modo preciso nos casos em que os alunos não responderem às atividades propostas.
No Colégio Vencer na cidade de Capelinha/MG, o diretor Calebe Araújo implementou com muito sucesso essa estratégia, e hoje já colhe frutos. No Vencer, semanalmente é monitorada a adesão dos alunos às propostas de redação. Assim, quando o estudante deixa de escrever sobre um tema, ele é notificado pela equipe da coordenação, que também o orienta sobre a necessidade de continuar os estudos. Com essa estratégia, Calebe não só aumentou o engajamento de seus alunos, como também zerou a taxa de evasão inicial no pré-vestibular.
É frequente que um aluno que não faça a redação também não tenha se dedicado a nenhuma das atividades das outras disciplinas. Nós aqui utilizamos o monitoramento da redação semanal para verificar o engajamento geral dos nossos alunos
Calebe Araújo (Col. Vencer)
Há vários outros exemplos de escolas que utilizam essa estratégia. Destacamos o Colégio Vencer em razão de, nessa instituição, ela não apenas ter garantido o engajamento dos alunos em Redação, como também ter impactado a adesão a atividades de outras disciplinas, fazendo da Plataforma Redigir uma estratégia contra a evasão escolar, como nos contou o diretor.
Pelo App da Plataforma Redigir, é possível enviar lembretes e avisos aos alunos sobre os temas que devem ser escritos. Outros canais que podem ser utilizados são o Google Classroom, plataformas de comunicação escolar, além do próprio WhatsApp.
É justamente pelo WhatsApp que Frederico Quintão, diretor do Alfa Sistema de Ensino, de Itabirito/MG, mantém contato com os estudantes e os engaja para as atividades. “O WhatsApp não só me permite alertar os alunos sobre prazos, como também me possibilita enviar materiais adicionais, promover debates sobre os temas e compartilhar outros materiais de apoio” diz o Frederico Quintão, que desde 2018 tem obtido excelentes resultados em redação, com diversos alunos 980 no Enem.
A comunicação contínua e por diversos canais também ajuda a estabelecer um senso de prioridade entre os alunos, transformando a prática textual em um assunto de relevância institucional.
A Coopvest é a responsável pela criação desse mecanismo, incorporado às ferramentas da Plataforma Redigir desde 2017. A exposição do tema em sala de aula gera engajamento por parte dos alunos e incentiva diversos professores a auxiliarem os estudantes, promovendo discussões interdisciplinares sobre os temas.
A Redigir A+ disponibiliza seus temas também em formato de 1 página A4. Esse arquivo fica sempre junto dos materiais de apoio, na tela do tema desejado, no catálogo digital; a Plataforma também disponibiliza, para boa parte dos temas, “redações modelo”. “Divulgar esses materiais, expor os temas em sala de aula e usar de modo contínuo a Plataforma Redigir foram iniciativas que garantiram à Coopvest duas notas 1000 no Enem, em 2018 e 2019”, diz Wanderson Martins, diretor da instituição.
Trata-se de uma ação que pode ser controversa, se aplicada de modo a incentivar mais a competição do que o destaque do bom exemplo. Uma forma simples de evitar esse problema é destacar não apenas os alunos mais engajados, mas também aqueles que apresentarem maior melhoria de nota média (e não apenas os que figuram com as médias mais altas).
No menu painel, por turmas, a Plataforma Redigir oferece informações que possibilitam essas análises. Utilizando-as, pode-se inclusive extrapolar o ambiente escolar e apresentar, em canais virtuais, os estudantes que se destacaram no mês ou na etapa, conforme se queira fazer. Essa estratégia tem a vantagem de engajar também a família e a comunidade escolar, gerando uma mídia positiva a respeito da disciplina de Redação.
Após as primeiras publicações, todos querem ver seu nome figurando na lista de destaques. Quando a nota é boa, fazem questão de postar a imagem da tela de avaliação do App nos grupos, e eu mesmo, todo mês, mostro às turmas a evolução média de cada uma delas.
Frederico Quintão (Alfa Sistema de Ensino)
Para você, que é uma escola parceira da Redigir A+, conte com nosso suporte de comunicação para orientação e produção de materiais para essa divulgação. Fale com o seu assessor institucional.
Essa estratégia, juntamente com a primeira, promove o melhor resultado de curto prazo. Ao atribuir às produções de redações regulares pontuação para as etapas letivas, inúmeras instituições de ensino parceiras da Plataforma Redigir estão conseguindo manter engajamento de praticamente 100% ao mês, como no caso do Colégio O Bom Pastor, já citado. A atribuição de pontuação obriga o estudante a realizar a tarefa e tem o mérito de frisar à comunidade escolar a importância atribuída a essa disciplina. Afinal, se queremos engajamento, é fundamental colocar em evidência esse fato.
Finalmente, todas essas ações são atravessadas pela valorização institucional e estratégica da disciplina de Redação. Tais estratégias são a expressão prática de uma mentalidade institucional que percebeu a relevância da prática textual, elegendo-a como prioritária. Colocar em evidência essas estratégias e ser transparente em relação aos objetivos escolares ajudam a fazer com que professores, familiares e estudantes trabalhem juntos e a favor dessas ações, evitando resistências e estimulando o engajamento. Por isso, pense bem: quais são os seus objetivos institucionais?; o que você deve mobilizar para alcançá-los? Caso seus objetivos passem pela disciplina de Redação, ficam essas cinco dicas, já testadas e validadas em diversas escolas parceiras da Plataforma Redigir.
Escrevemos também sobre a relação entre o O EAD, A BNCC E O DIREITO À EDUCAÇÃO NA ESCOLA DO SÉCULO XXI, não deixe de conferir!
E se em sua escola vocês estão buscando por uma solução de Ensino a Distância para Redação, não deixe de conferir a campanha filantrópica da Plataforma Redigir para atender gratuitamente a instituições e alunos impactados pela pandemia.
Quer saber mais? Assine nossa newsletter, conheça estratégias para
melhoria da gestão escolar, descubra as melhores práticas
pedagógicas e alcance resultados mais satisfatórios com nossos
conteúdos exclusivos sobre Educação!
REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.