No dia 29 de março de 2021, foram divulgados pelo Inep os resultados individuais do Enem 2020, ano marcado pela pandemia e, consequentemente, pela educação a distância. A publicação dos números desta última edição, caracterizada por um elevado percentual de abstenção (efeito direto da Covid-19), enseja um exame comparativo em relação às aplicações dos anos anteriores. Vejam-se os quadros de 2017 a 2020 referentes ao total de participantes e às notas médias dos estudantes.
O grande destaque da edição do Enem 2020 foi a elevadíssima abstenção, que derrubou de maneira drástica o número de inscritos que fizeram as provas. O total de participantes, que já vinha em queda nos últimos anos, despencou quase 25% de 2019 para 2020.
Em 2020, apenas 28 alunos alcançaram a nota máxima em redação. Além de ter sido o menor número de candidatos com nota 1000, este também é o menor percentual, desde 2017, se considerado o total de candidatos que fizeram a prova. Isso significa que, de fato, nesta edição foi mais difícil alcançar o total na redação do Enem.
Em contrapartida, estudantes com nota zero representaram 3,13% do total de participantes na edição de 2020. Esse percentual é ligeiramente menor do que o de 2019, o que pode significar uma boa notícia. Em números absolutos, o total de notas zero é o menor da série histórica analisada, mas isso, provavelmente, tem relação direta com o número recorde de abstenções. Em resumo, foi mais difícil obter nota 1000 na correção da redação; por outro lado, tivemos um menor número de notas zero comparativamente a 2019.
Na comparação entre 2019 e 2020, a maior oscilação entre as médias das áreas de conhecimento está concentrada nas Ciências da Natureza, com melhora de 2,63%. Na Redação, ocorreu pequena oscilação negativa, mas, ainda assim, a média se manteve acima das edições de 2017 e de 2018.
Portanto, a partir do exame desses resultados, pode-se observar o fato de que o regime de educação a distância, ao menos para o ano de 2020, não causou impactos significativos em relação ao desempenho médio do Enem, mas sim, e principalmente, em relação ao número total de participantes.
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