X
Redigir
PARA ESCOLA PARA ALUNO TEMAS DE REDAÇÃO BLOG
ACESSAR
PARA ESCOLA PARA ALUNO TEMAS DE REDAÇÃO BLOG ACESSAR
TODOSASSUNTO DA HORAAULA MAGNACNUDICAS PLATAFORMA REDIGIREM DIA COM A REDAçãOEM DIA COM O ENEMESSE TAL DE PORTUGUêSEVENTOGESTãO E DESEMPENHO ESCOLARPODCAST REDIGIR

Conclusão da dissertação do Enem: quem deve fazer o quê?

redação dissertativa

O parágrafo conclusivo da redação do Enem deve conter proposta de ação interventiva ao problema enfrentado.

Sobre a construção do parágrafo, espera-se:

CONECTIVO DE CONCLUSÃO + RETOMADA DO TEMA ou REAFIRMAÇÃO DA TESE + AÇÃO + AGENTE + MODO/MEIO + EFEITO + DETALHAMENTO + TOM DE FECHAMENTO

Explicamos melhor…

  • AÇÃO – o que fazer para resolver a questão?
  • AGENTE – quem deve agir/fazer?
  • MODO/MEIO – como fazer?
  • EFEITO – para que fazer?
  • DETALHAMENTO de um dos elementos anteriores
  • TOM DE FECHAMENTO

O QUE FAZER? Para responder a essa questão, empregam-se geralmente verbos no infinitivo, como “construir”, “reconstruir”, “estabelecer”, “reforçar”, “fiscalizar”, “aprimorar”, “ampliar” etc.

QUEM DEVE FAZER? Para responder a essa questão, mobilizam-se, a depender do tema, o poder público e a sociedade civil: federação, estados, municípios, ministérios, conselhos, secretarias, ONGs, instituições, associações, família, igreja, escola, mídia etc.

COMO FAZER? Para responder a essa questão, evidenciam-se os meios pelos quais sua proposta será colocada em prática. Nesse caso, vale a pena demonstrar detalhadamente com quais recursos e de que maneira a sugestão será efetivada.

PARA QUE FAZER? Para responder a essa questão, é preciso pensar nos resultados esperados, caso as ações sugeridas seja, de fato, realizadas.

IMPORTANTE: É certo que o poder público há de ser lembrado, como agente. Entretanto, atribuir toda a culpa e todas as providências às autoridades governamentais não é mecanismo razoável nem inteligente. Procure sugerir algo, realmente, factível por uma instituição pública individualizada e, paralelamente, pela comunidade.

MAIS DO QUE IMPORTANTE: Evite também expressões panfletárias e vazias, tais como: “se cada um fizer a sua parte”; “qualquer atitude pode fazer a diferença”; “se colocarmos a teoria em prática”; “é preciso que cada um assuma seu papel no mundo”; “cada um tem que fazer acontecer”.

A proposta de intervenção há de ser concreta e factível.

Expressões como: “provavelmente”, “possivelmente”, “talvez seja melhor”, “por certo”, “pode ser”, por denotarem incerteza, devem ser evitadas no parágrafo conclusivo; tais expressões enfraquecem a proposta de solução.

Conheça o parágrafo conclusivo da dissertação sobre “Depressão juvenil”:

Por tudo isso, para reduzirem-se os índices da depressão juvenil, Estado e sociedade precisam mobilizar-se. Ao Ministério da Saúde cabe capacitar melhor os profissionais da saúde mental, com a finalidade de não só assistirem o doente, como também, e principalmente, prevenirem a incidência da doença – a prevenção, em grande parte, está na informação e, para tanto, as mídias televisivas e virtuais devem ser acionadas. À sociedade, uma vez bem informada, cabe procurar acompanhamento médico sempre que surgirem os sintomas da doença. Para finalizar, cabe aqui uma advertência: a sociedade não deve recorrer à automedicação – isso pode ainda agravar a doença.

Fique por aqui! Treine com a Redigir! Consulte as propostas de redação e… capriche no parágrafo conclusivo!

#rumoànotamil

POPULARES

Newsletter

Quer saber mais? Assine nossa newsletter, conheça estratégias para
melhoria da gestão escolar, descubra as melhores práticas
pedagógicas e alcance resultados mais satisfatórios com nossos
conteúdos exclusivos sobre Educação!

Dúvidas Frequentes Material didático
Seja Corretor Enem Seja Corretor Fundamental

Institucional

Política de Privacidade Termos de Uso LGPD
Facebook Linkedin Youtube E-Mail

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.