A questão do projeto de vida na BNCC é um tema caro nos debates sobre os rumos da educação. Afinal, trata-se de uma das competências que o MEC estabeleceu como essencial para a grade curricular das escolas brasileiras.
Apesar de sua relevância, no entanto, o projeto de vida é menos comentado do que deveria. Neste artigo, contudo, você tem acesso a todas as informações e respostas sobre esse assunto.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um instrumento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas no sistema de educação brasileiro. A normatização proposta pela BNCC contempla escolas das redes públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A BNCC é um documento pautado na questão do desenvolvimento social. Afinal, sua intenção é garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento pleno de literalmente todos os estudantes brasileiros. Em suma, a ideia é promover a condição de igualdade no sistema educacional e, consequentemente, despertar a sociedade para um desenvolvimento mais democrático, justo e inclusivo.
Quando acena com o objetivo de nortear os currículos dos estados e municípios de todo o Brasil, a BNCC harmoniza com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Em seu Art. 9, a LDB prevê uma colaboração conjunta entre Governo Federal, Estados, Distrito Federal e Municípios. Nesse sentido, essas forças devem elaborar as competências e diretrizes que nortearão os currículos para a educação infantil, “de modo a assegurar uma formação básica comum”.
A BNCC sugere 10 competências que acompanham o currículo escolar desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Neste conjunto, constam habilidades que circundam vários campos da formação de um cidadão, como inteligência emocional, cultura, exercício do pensamento e comunicação. Outra competência essencial é o projeto de vida, cujos desdobramentos você confere na continuação deste artigo.
O Ministério da Educação (MEC) define de maneira poética a questão do projeto de vida na BNCC. Afinal, o site da entidade que regulamenta a educação no Brasil associa o termo a questionamentos como “ser ou existir” e “qual o nosso destino”.
Ainda segundo o MEC, “o ser humano tanto pode idealizar uma bomba, quanto a cura para uma doença”. Nesse sentido, entende-se que o projeto de vida é a competência que trata de temas como escolhas, planejamentos e execução de ideias. Em suma, para desenvolver esses fundamentos, é preciso mostrar o caminho para responder aos dois questionamentos abaixo:
Para lidar com essa pergunta, é preciso estimular o autoconhecimento. A partir da identificação das principais características e potenciais, viabiliza-se a estruturação de uma estratégia para responder à segunda questão. A propósito, “quem eu quero ser?” passa longe do clássico “o que você quer ser quando crescer?”. A ideia é pensar no futuro sob a ótica dos sonhos, interesses e objetivos, ou seja, buscar entender o seu papel no mundo. A partir daí, surge o conhecimento para ajudar a traçar e a executar um planejamento.
O foco principal a ser trabalhado no pilar pessoal é o autoconhecimento. Além de identificar interesses, habilidades e vontades, este pilar favorece a autoaceitação, bem como fortalece a autoestima.
Para desenvolver o pilar pessoal, busca-se trabalhar aspectos que incentivam os estudantes a se enxergarem como parte de um ecossistema social. Para tal, é necessário desenvolver fundamentos como construção de identidade e valores, reconhecimento da própria origem e inteligência emocional.
Neste pilar, o estudante é instigado a refletir sobre seu papel como ator da sociedade. Consideram-se os relacionamentos interpessoais mais próximos — seio familiar e convívio escolar —, bem como as relações com o mundo em geral. Inclusive, a ideia é promover reflexões sobre os impactos que essas conexões provocam.
Para o desenvolvimento pleno desse pilar, é essencial planejar atividades que visem ao bem comum. Nesse sentido, trabalhos em grupo e tarefas que incentivam o desenvolvimento do senso de responsabilidade são indispensáveis. A partir daí, o pilar social cumpre sua função de colaborar para o desenvolvimento da empatia e da ética.
No pilar profissional, busca-se trabalhar a inserção e a permanência dos estudantes no meio profissional, sempre visando à atuação produtiva deles no futuro. É importante considerar as constantes transformações — operacionais ou tecnológicas — que movimentam a questão do trabalho nos dias de hoje. Por isso, para desenvolver o pilar profissional com eficiência, é preciso lançar mão de atividades que envolvam temas como criatividade, novas tecnologias e empreendedorismo.
Na prática, a aplicação dessa competência determinada pela BNCC é menos burocrática do que possa parecer. Em conversa com o podcast Aula Magna, da Plataforma Redigir, a gestora de tecnologia educacional Lilian Neves argumentou que não há uma determinação de “horas-aula” para a execução do projeto de vida. Nesse sentido, Lilian compreende que o “projeto de vida pode vir a ser como um programa transversal de oferta na sequência participativa do que se faz no Ensino Fundamental”.
Já para aplicação desta competência no Ensino Médio, a gestora alerta para a necessidade de conhecimento sobre as determinações do chamado Novo Ensino Médio. Afinal, o projeto de vida não faz parte dos Itinerários Formativos ou até mesmo das diretrizes de formação básica. Nesse contexto, segundo Lilian, esta competência da BNCC acaba sendo um plus que dará sentido “às escolhas de todo esse percurso, de combinações múltiplas ofertadas aos jovens”.
Por fim, Lilian Neves pontuou que o projeto de vida é uma “conjectura de perguntas”. Em outras palavras, trabalhar o projeto de vida é incentivar a reflexão sobre todos os questionamentos que causarão impacto nas escolhas e planejamentos das várias dimensões da vida.
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