CAMPANHA são os esforços de uma coletividade em
favor de um determinado objetivo. É um gênero textual de caráter
sócio-reivindicatório, do tipo injuntivo – ao final de uma campanha, há um
pedido, um aconselhamento, uma advertência, um incentivo à coletividade para fazer,
não fazer, doar, cooperar etc.
Como fazer o texto da campanha?
Não há uma estrutura fixa a ser seguida. A redação
da campanha é maleável e, muitas vezes, utiliza-se também de textos não
verbais; é conduzida na 3.ª pessoa do singular; usa vocabulário simples, uma vez
que pretende alcançar todo o tipo de leitor; o título e o subtítulo devem
antecipar (o quanto possível) o objetivo e o beneficiário da campanha.
Assim: CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS AO
ASILO
Geralmente, a divulgação de campanhas é feita nas
redes sociais e, por isso, é preciso privilegiar a concisão textual, ou seja,
usar o mínimo de palavras para a elaboração da campanha. O redator deve,
também, ter cautela e não prescrever ordens à coletividade – a adesão a
campanhas é voluntária e não obrigatória, por isso precisa ser persuasiva e
elegante.
Ao final da leitura, quem tiver interesse em aderir
à campanha deve ter as seguintes informações, consideradas as peculiaridades de
cada situação:
. quem
promove – pessoas físicas, igrejas, escolas, associações de amigos etc.;
. motivo
– diversos: chuva provocou alagamento e há desabrigados; família carente foi
despejada etc.;
. quem
são os beneficiários – a sociedade, um asilo, um orfanato, uma escola etc.;
. qual
o objetivo – doação de alimentos (mencionar que tipo de alimento), materiais de
higiene, agasalhos, dinheiro (mencionar Banco e c/c), material escolar, cadeira
de rodas; prestação de serviços (local, data); coleta de materiais recicláveis
etc.;
. endereço
para entrega da doação ou coleta de mercadoria – nome de quem vai recebê-la,
horário do recebimento etc.;
. período
em que vai acontecer a campanha – por exemplo: de 20 de janeiro a 12 de
fevereiro;
. convite
para que a comunidade participe da entrega da doação/da coleta de mercadoria;
. outros
detalhes que a situação sugerir/exigir.
Leitura:
Você se lembra de ter descartado pilhas, celulares,
computadores, baterias ou outros tipos de equipamentos eletroeletrônicos nos
últimos anos? Classificados como lixo eletrônico ou “e-lixo”, esses
equipamentos deixam de funcionar e precisam ser descartados após algum tempo de
uso. Porém, alguns desses itens têm componentes com substâncias tóxicas em
altas concentrações e, quando descartados de modo incorreto, podem liberar
metais danosos ao meio ambiente, por exemplo, o chumbo. Nem mesmo as tubulações
de esgoto são adequadas para o descarte do lixo eletrônico.
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelo
serviço de esgoto em Mauá, incentiva a importância do descarte correto destes
materiais e alerta também sobre os malefícios aos seres humanos, caso tenham
contato direto com estas substâncias. (...)
Todos podem ajudar: os itens que não têm mais
utilidade podem ser entregues em postos de coleta ou nas lojas que
comercializam produtos eletrônicos. Nesse caso, os materiais serão devolvidos
aos fabricantes, que darão a destinação correta a esse tipo de resíduo.
Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a
preservação do meio ambiente e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento
básico da cidade.
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você tenha
sido contratado pela BRK Ambiental para desenvolver o texto para uma CAMPANHA EDUCATIVA EM FAVOR DO DESCARTE CORRETO DE E-LIXO. É preciso orientar, advertir e
convencer a população a adotar comportamentos corretos, a fim de que todos
contribuam para a preservação ambiental. Não
se esqueça de mencionar os locais onde há postos de coleta para o descarte de
e-lixo.