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CAPÍTULO DE ROMANCE
VERÔNICA, A ARTISTA PLÁSTICA, E SUA FILHA
ID: GPJ
Contar
e ouvir histórias: a mais rudimentar forma de entretenimento. A crônica, o
conto, a novela, o romance, os quadrinhos, as notícias de jornal, as piadas são
exemplos de gêneros narrativos.
ROMANCES são narrativas longas, tramas que focalizam
um acontecimento real ou fictício, em geral, tratam de aspectos da vida
familiar e social do homem.
A trama é um conjunto de capítulos
Exatamente
por se tratar de uma narrativa longa, os romances costumam ser divididos em
capítulos – como fossem cenas aparentemente isoladas e que, ao final,
interligadas e organizadas, comporão a trama/o enredo.
Cada
capítulo deve ter começo, meio e fim, ou seja, deve trazer um evento completo.
IMPORTANTE: É muito comum atribuirmos a palavra
“romance” à história de amor. Entretanto, existem também romances (narrativas
longas) policiais, históricos etc.
LEITURA:
(...)
Verônica – talvez Verônica Marques
ou Monteiro, não lembro. É esse o nome da artista plástica de Perdizes, que é
mãe da Laura, a garota da boina amarela. Dizem que todas as paredes da casa
dela têm quadros pendurados, uns borrões, uns riscos sem régua que imitam
trovões. “Minha mãe faz arte abstrata!”, é o que diz a Laura, ajeitando a
boina, quando alguém pergunta. E quando ninguém pergunta, a Laura também diz, ela
adora dizer “abstrata”, fecha os olhos, franze a testa e demora no “tra”. Acho
que o queijo gorgonzola foi criação da Verônica Marques (ou Monteiro).
Não sei se devo continuar a
história. O próximo capítulo me parece difícil escrever.
COMANDO: Você acabou de ler um trecho de um romance.
Agora... você é o escritor! Escreva o próximo capítulo – aproveite ao máximo as
situações que já foram postas. Lembre-se: o romance é um conjunto de capítulos,
interligados.
Não
economize criatividade! Escreva, aproximadamente, 30 linhas.
SUPER DICAS:
. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso
é ser original.
. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é
sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o
segundo...
. Até o final do capítulo, o leitor pretende encontrar respostas
para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...
. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que
escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil
de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias
estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem
sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a
pontuação e os plurais estão corretos.