Em todas as culturas, as lendas surgem como narrativas que o homem encontrou para compreender e dar sentido aos fatos e eventos da vida e do mundo. Muitas lendas explicam a origem das coisas, como certos alimentos; práticas culturais, como a agricultura; e fenômenos naturais, como o trovão e os eclipses.
progdoc.museudoindio.gov.br/noticias/retorno-de-midia/68-mitos-e-lendas-da-culturaindigena>, com adaptações.
O grande narrador é considerado pelos povos indígenas uma pessoa mais sábia e mais completa. Ele conhece as histórias dos tempos antigos e da formação do mundo e, por isso, sabe pensar sobre os problemas dos tempos presentes. Muitos dos fenômenos da atualidade, como as doenças, a morte e a guerra, tiveram origem em algum acontecimento dos tempos primeiros. [...] As lendas são uma demonstração de que, por trás da aparência de simplicidade, os povos indígenas têm um universo de imaginação e de pensamento muito rico.
CESARINO, Pedro. Histórias indígenas dos tempos antigos. São Paulo: Claro Enigma, 2015, p. 11-12, com adaptações.
Com
o decurso do tempo, as lendas vão ganhando novas versões, por conta das
alterações/ajustes que sofrem ao serem recontadas – é possível, então, citarmos
um dito popular, segundo o qual “quem conta um conto aumenta um ponto.”
Gislaine Buosi
Estrutura e elementos
As lendas obedecem à estrutura tradicional das narrativas: apresentação de personagens, tempo e espaço, complicadores, clímax e desfecho. Entretanto, a lenda deve privilegiar aspectos fantásticos e, por isso, as indefinições de alguns elementos (em especial personagens, tempo e espaço) são comuns.
Por exemplo: Certa vez, num lugar muito distante daqui, um menino, mais ou menos da idade de vocês...
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que seu avô, aos domingos, reunia os netos para contar histórias. Vocês, os netos, às vezes achavam que os enredos (trama, personagens) eram verdadeiros, tamanha eram a convicção e o entusiasmo do avô, ao buscar na memória os detalhes dos fatos narrados. Hoje, vocês, já adolescentes, sabem que tudo aquilo eram lendas, propostas para influenciar a formação/o caráter de pessoas as quais ele queria tão bem.
Imagine agora que você receba em casa umas crianças – uns primos, por exemplo – e decida contar a elas uma lenda que seu avô contava, a respeito da origem dos trovões.
Não se esqueça de explorar os recursos da descrição a fim de que o enredo fique mais colorido.
Escreva essa lenda (e não qualquer história) em, aproximadamente, 25 linhas.