VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - POEMA VISUAL - INDEPENDÊNCIA

POEMA VISUAL - EF ANOS FINAIS

200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

POEMA VISUAL

ID: H1C



Você já sabe...

Quando pensamos em poesia, imediatamente associamos textos que falam de amor, escritos em versos rimados, metrificados...

Muito embora isso seja poesia, é preciso dizer que poesia não é apenas isso!

A produção poética comporta ousadias, tais como misturar palavras, desenhos, traços, manchas e outras combinações artísticas. São comuns também elementos que evocam sons (por exemplo: explosão, motor), movimento (por exemplo: pêndulo, roda) etc.

Nota-se que, em especial na composição de poemas visuais, como “Aranha”, de Salette Tavares (ao lado), privilegia-se a forma, ou seja, aquilo que é possível captar-se pela “visão”, e o discurso (texto escrito) torna-se menos importante.



Aranha, de Salette Tavares

Disponível em: https://cdn.culturagenial.com/imagens/aranha.jpg?auto_optimize=low. Acesso em 1.set.2022.



Diferente da poesia tradicional, os poemas visuais são produções literárias informais – não há passo a passo, nem estrutura pré-definida – até porque o autor de um poema visual, criativo que é, atenta, em especial, à organização da composição finalizada e não, necessariamente, na escrita (linear/verso) das palavras. É como se o poeta “brincasse” com o aspecto imagético do poema. Entretanto, ainda que informal, essa composição procurou também ser um instrumento para criticar a sociedade.





Poemas de Fábio Bahia.

Disponíveis em: psohttps://i.pinimg.com/originals/27/dd/13/27dd133f170fd5e8c37f4d67af11d048.jpg.

foto3.jpg (628×480) (arararevista.com)

Acesso em 1.set.2022.



CONTEXTUALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO: Em 2022, comemoramos 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Desenvolva um POEMA VISUAL sobre esse tema.



IMPORTANTE: Não fique limitado às palavras contidas no fragmento – pense em situações que elas sugerem, em imagens que elas evocam... Surpreenda seu leitor!

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.