VOLTAR PARA OS TEMAS
EFAF - ROTEIRO PARA MESA-REDONDA - EDUCAÇÃO FINANCEIRA
ROTEIRO PARA MESA-REDONDA - EF ANOS FINAIS
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
ROTEIRO PARA MESA-REDONDA
ID: GTG
TEXTO I
Quando se fala em educação financeira, muitos
pensam apenas na ideia de economizar. Está errado. Educação financeira é muito
mais do que economizar por economizar. Esse tema está relacionado à forma como
compreendemos o dinheiro e todas as informações relacionadas a ele. O objetivo
de uma educação financeira é o de tornar o indivíduo consciente para todas as
decisões que envolvam dinheiro, ou seja, é o de torná-lo ciente das
oportunidades e dos riscos de todas as ações que pode tomar.
https://www.btgpactualdigital.com/blog/investimentos/2635,
com ajustes
Texto II
Inúmeras são as causas do endividamento das
famílias brasileiras: salários estagnados, falta de educação financeira,
desemprego, juros exorbitantes, inflação, alto custo de vida etc. Contudo, um
dos principais motivos do descontrole financeiro é o consumismo. A sociedade
contemporânea consume não apenas bens, mas também signos. Consumir representa
status, vaidade, autoafirmação, estilo de vida, construção e afirmação de
identidades. O consumo é algo totalmente cultural, pois é a cultura que emprega
significados às ações cotidianas – e, lamentavelmente, nossa cultura não
privilegia o consumo lúcido e consciente, uma vez que vivemos numa sociedade
que estimula o consumismo, sem prever, muitas vezes, as respectivas
consequências: endividamento, descarte irresponsável, desequilíbrio emocional,
dependência tecnológica e, contraditoriamente, insatisfação e inquietação.
https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/opiniao/2020/01/o-consumismo-que-gera-endividamento.html,
com ajustes
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que seu colégio esteja organizando uma MESA-REDONDA, para a qual convidou profissionais da área da educação, a fim de promover uma discussão a respeito da IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA VIDA DOS ADOLESCENTES, assunto atual e polêmico. Você ficou responsável por escrever o ROTEIRO dos trabalhos, o que você deverá fazer a partir não só do texto de apoio, como também de outras leituras e do seu conhecimento pessoal sobre o tema.
Você já sabe, mas não custa lembrar...
A MESA-REDONDA tem o objetivo de reunir profissionais da área de um determinado tema, para discuti-lo em conjunto, ou seja, na “mesa”. São selecionados profissionais que tenham posicionamentos diferentes a respeito do tema, não só para acalorar o debate, mas também para proporcionar ao público ouvinte uma visão mais abrangente do tema.
A participação do MEDIADOR é essencial para a condução dos trabalhos. É ele quem vai, em linhas gerais, apresentar o tema e os expositores/debatedores, e, logo após, dar início ao debate.
Para tanto, o mediador deve ter consigo um ROTEIRO, em que constarão as abordagens/perguntas a serem feitas ao longo da discussão.
Para a composição do ROTEIRO DA MESA-REDONDA, é preciso observar:
. nota de abertura, com recepção do público ouvinte e nome do mediador;
. sinopse do tema; apresentação dos debatedores – nome e qualificação de todos eles;
. rol de perguntas (sobre o tema), previamente endereçadas a cada debatedor;
. nota de encerramento com agradecimento aos debatedores e ao público ouvinte.
Esgotadas as perguntas do mediador, abre-se a oportunidade não só de os próprios expositores questionarem-se entre si, como também de responderem às perguntas do público ouvinte.