CAMPANHA DE COMBATE À PERTURBAÇÃO DE SOSSEGO
TEXTO PUBLICITÁRIO
ID: GTC
Você já sabe, mas não custa lembrar...
O TEXTO PUBLICITÁRIO, como o próprio nome adianta, tem o objetivo de dar publicidade/tornar público/anunciar alguma coisa, isto é, fazer com que uma informação, um produto, um serviço, uma advertência, uma campanha etc. tornem-se conhecidos. Ele circula em diversos suportes de comunicação: TV, rádio, internet, jornal, outdoor, revista, mural etc.
O redator de um texto publicitário pode utilizar a linguagem verbal e/ou não verbal. O vocabulário tem de ser simples, conciso (curto), pois o texto pretende atingir leitores de classes, faixas etárias e formações diversas, de forma, o quanto possível, rápida. Campanha, propaganda, folheto, banner, cartaz, anúncio, classificados são exemplos de textos publicitários.
Para seduzir, convencer, incentivar, explicar, advertir, comover, intimidar etc., o texto publicitário, quase sempre, emprega os verbos no Modo Imperativo. Geralmente, há um slogan – uma frase de efeito, rápida, de fácil
memorização, que pode resumir características do produto, do serviço ou até
mesmo da pessoa anunciados.
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IMPORTANTE: Nos textos publicitários, as advertências são construídas com cautela – é preciso, ao mesmo tempo, ser implacável e educado! Por exemplo: BEBA COM MODERAÇÃO; FUMAR É PREJUDICIAL À SAÚDE.
O texto publicitário
de campanha deverá contemplar, em linhas gerais: emissor, destinatário,
apresentação, objetivo, motivo e finalidade, além de alguns detalhes que o
contexto exigir.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você more num condomínio em que haja vizinhos que,
diariamente, incomodam os moradores, por conta
de gritaria e de volume excessivo de músicas, até altas horas da madrugada. Em
diálogo com os demais alunos do colégio, você descobre que esse problema é
bastante comum. Você decide, então, fazer uma campanha, cujo texto publicitário
será distribuído na recepção do condomínio, como também em pontos
estratégicos da cidade, como supermercados, restaurantes, postos de saúde etc.
Para tanto, você busca na internet pressupostos para melhor fundamentar a campanha,
e encontra a seguinte matéria:
COMANDO: Escreva o TEXTO PUBLICITÁRIO, a ser distribuído não apenas na recepção do
condomínio, como também em pontos estratégicos da cidade, como escolas, postos
de saúde e restaurantes. Entre os aspectos comuns aos textos publicitários, essa
CAMPANHA deve mencionar, brevemente, a Lei de Contravenções Penais, com advertência
às pessoas que perturbam o sossego alheio. Atribua um slogan à campanha, que
será composta apenas por texto verbal.
Atribua um slogan à campanha, que será composta apenas por texto verbal.