VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - TEXTO PUBLICITÁRIO - CAMPANHA - COMBATE À PERTURBAÇÃO DE SOSSEGO

TEXTO PUBLICITÁRIO - EF ANOS FINAIS

CAMPANHA DE COMBATE À PERTURBAÇÃO DE SOSSEGO

TEXTO PUBLICITÁRIO

ID: GTC



Você já sabe, mas não custa lembrar...


TEXTO PUBLICITÁRIO, como o próprio nome adianta, tem o objetivo de dar publicidade/tornar público/anunciar alguma coisa, isto é, fazer com que uma informação, um produto, um serviço, uma advertência, uma campanha etc. tornem-se conhecidos. Ele circula em diversos suportes de comunicação: TV, rádio, internet, jornal, outdoor, revista, mural etc.


O redator de um texto publicitário pode utilizar a linguagem verbal e/ou não verbal. O vocabulário tem de ser simples, conciso (curto), pois o texto pretende atingir leitores de classes, faixas etárias e formações diversas, de forma, o quanto possível, rápida. Campanha, propaganda, folheto, banner, cartaz, anúncio, classificados são exemplos de textos publicitários.


Para seduzir, convencer, incentivar, explicar, advertir, comover, intimidar etc., o texto publicitário, quase sempre, emprega os verbos no Modo Imperativo. Geralmente, há um slogan – uma frase de efeito, rápida, de fácil memorização, que pode resumir características do produto, do serviço ou até mesmo da pessoa anunciados.



https://www.putasacada.com.br/wp-content/uploads/2015/01/itau-prev-dpz02.jpg



IMPORTANTE: Nos textos publicitários, as advertências são construídas com cautela – é preciso, ao mesmo tempo, ser implacável e educado! Por exemplo: BEBA COM MODERAÇÃO; FUMAR É PREJUDICIAL À SAÚDE.


O texto publicitário de campanha deverá contemplar, em linhas gerais: emissor, destinatário, apresentação, objetivo, motivo e finalidade, além de alguns detalhes que o contexto exigir.



CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você more num condomínio em que haja vizinhos que, diariamente, incomodam os moradores, por conta de gritaria e de volume excessivo de músicas, até altas horas da madrugada. Em diálogo com os demais alunos do colégio, você descobre que esse problema é bastante comum. Você decide, então, fazer uma campanha, cujo texto publicitário será distribuído na recepção do condomínio, como também em pontos estratégicos da cidade, como supermercados, restaurantes, postos de saúde etc. Para tanto, você busca na internet pressupostos para melhor fundamentar a campanha, e encontra a seguinte matéria:




COMANDO: Escreva o TEXTO PUBLICITÁRIO, a ser distribuído não apenas na recepção do condomínio, como também em pontos estratégicos da cidade, como escolas, postos de saúde e restaurantes. Entre os aspectos comuns aos textos publicitários, essa CAMPANHA deve mencionar, brevemente, a Lei de Contravenções Penais, com advertência às pessoas que perturbam o sossego alheio. Atribua um slogan à campanha, que será composta apenas por texto verbal.


Atribua um slogan à campanha, que será composta apenas por texto verbal.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.