CAMPANHA EM FAVOR DA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA
TEXTO PUBLICITÁRIO
ID: GT9
Você já sabe, mas não custa lembrar...
O TEXTO PUBLICITÁRIO, como o próprio nome adianta, tem o objetivo de dar
publicidade/tornar público/anunciar alguma coisa, isto é, fazer com que uma
informação, um produto, um serviço, uma advertência, uma campanha etc. tornem-se
conhecidos. Ele circula em diversos suportes de comunicação: TV, rádio,
internet, jornal, outdoor, revista, mural etc.
O redator de um texto publicitário pode utilizar a linguagem verbal e/ou
não verbal. O vocabulário tem de ser simples, conciso (curto), pois o texto
pretende atingir leitores de classes, faixas etárias e formações diversas, de
forma, o quanto possível, rápida. Campanha, propaganda, folheto, banner,
cartaz, anúncio, classificados são exemplos de textos publicitários.
Para seduzir, convencer, incentivar, explicar, advertir, comover,
intimidar etc., o texto publicitário, quase sempre, emprega os verbos no Modo
Imperativo. Geralmente, há um slogan – uma frase de efeito,
rápida, de fácil memorização, que pode resumir características do produto, do
serviço ou até mesmo da pessoa anunciados.
https://www.putasacada.com.br/wp-content/uploads/2015/01/itau-prev-dpz02.jpg
IMPORTANTE: Nos textos publicitários, as advertências são construídas com
cautela – é preciso, ao mesmo tempo, ser implacável e educado! Por exemplo:
BEBA COM MODERAÇÃO; FUMAR É PREJUDICIAL À SAÚDE.
O texto publicitário
de campanha deverá contemplar, em linhas gerais: emissor, destinatário,
apresentação, objetivo, motivo e finalidade, além de alguns detalhes que o
contexto exigir.
Leia a matéria abaixo, ponto de partida para a produção textual:
Desperdício de água vira caso de polícia em
condomínio de luxo
Moradores do Recanto Verde denunciaram vizinha por manter a torneira do
jardim aberta por 2 dias. A vizinha alega que não havia percebido que a
torneira estava aberta. “É mentira! Eu só não entrei e fechei a torneira por
conta do rottweiler que tava solto” – disse um dos moradores, que preferiu não
se identificar.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você more no Condomínio Recanto Verde e
que, depois que soube do ocorrido, decide promover uma campanha em favor da
preservação da água.
COMANDO: Escreva o TEXTO PUBLICITÁRIO, a ser distribuído não
apenas na recepção do condomínio, como também em pontos estratégicos da cidade,
como escolas, postos de saúde e restaurantes. Entre os aspectos comuns aos textos
publicitários, essa CAMPANHA deve conter exemplos de como é possível a comunidade colaborar para a
preservação da água.
Atribua um slogan à campanha, que será composta apenas por texto verbal.