CAMPANHA PARA REFLORESTAMENTO DO PÁTIO DO COLÉGIO
TEXTO PUBLICITÁRIO
ID: GTA
Você já sabe, mas não custa lembrar...
O TEXTO PUBLICITÁRIO, como o próprio nome adianta, tem o objetivo de dar publicidade/tornar público/anunciar alguma coisa, isto é, fazer com que uma informação, um produto, um serviço, uma advertência, uma campanha etc. tornem-se conhecidos. Ele circula em diversos suportes de comunicação: TV, rádio, internet, jornal, outdoor, revista, mural etc.
O redator de um texto publicitário pode utilizar a linguagem verbal e/ou não verbal. O vocabulário tem de ser simples, conciso (curto), pois o texto pretende atingir leitores de classes, faixas etárias e formações diversas, de forma, o quanto possível, rápida. Campanha, propaganda, folheto, banner, cartaz, anúncio, classificados são exemplos de textos publicitários.
Para seduzir, convencer, incentivar, explicar, advertir, comover, intimidar etc., o texto publicitário, quase sempre, emprega os verbos no Modo Imperativo. Geralmente, há um slogan – uma frase de
efeito, rápida, de fácil memorização, que pode resumir características do
produto, do serviço ou até mesmo da pessoa anunciados.
https://www.putasacada.com.br/wp-content/uploads/2015/01/itau-prev-dpz02.jpg
IMPORTANTE: Nos textos publicitários, as advertências são construídas com cautela – é preciso, ao mesmo tempo, ser implacável e educado! Por exemplo: BEBA COM MODERAÇÃO; FUMAR É PREJUDICIAL À SAÚDE.
O texto publicitário
de campanha deverá contemplar, em linhas gerais: emissor, destinatário,
apresentação, objetivo, motivo e finalidade, além de alguns detalhes que o
contexto exigir.
Leia a manchete abaixo, ponto de partida para a produção textual:
TEMPORAL DERRUBA ÁRVORES DO PÁTIO DO COLÉGIO TIRADENTES
Após 10 minutos de chuva, as salas de aula estavam alagadas. Nove árvores
centenárias foram derrubadas. As aulas foram suspensas.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você estude do Colégio Tiradentes. Assim
que os alunos souberam do ocorrido, organizaram-se para promover o
reflorestamento do pátio do colégio. Depois de muito diálogo, vocês decidiram
fazer uma campanha, cujo texto publicitário será postado no site do colégio, a fim de que toda a comunidade escolar possa contribuir/participar dos
trabalhos.
COMANDO: Escreva o TEXTO PUBLICITÁRIO, que deverá conter, além dos aspectos comuns à CAMPANHA, um breve roteiro dos trabalhos, para
que a comunidade escolar saiba como proceder para aderir à campanha.
Atribua um slogan à campanha, que será composta apenas por texto verbal.