TEXTO REIVINDICATÓRIO, como o próprio nome adianta, é aquele em que o autor, em nome próprio ou em nome de uma coletividade de pessoas, apresenta, geralmente a uma autoridade, uma situação-problema, para que, considerada a validade dos argumentos que sustentam a reivindicação, sejam tomadas as devidas providências.
REIVINDICAR significa exigir algo a que se tem direito.
IMPORTANTE: atenção à ortografia: REIVINDICAR (e não REINVINDICAR)!
Os motivos que levam à composição de um texto reivindicatório são os mais diversos. No caso de reivindicações de caráter particular: pedir a intervenção da Secretaria de Educação para a matrícula escolar de uma criança com deficiência; pedir a intervenção do sindicato em favor de professor que está sendo alvo de racismo institucional etc.
No caso de reivindicações de caráter coletivo: pedir o asfaltamento de uma rua; manifestar-se a respeito da reforma de uma praça; pedir a remoção de lixo de um terreno baldio; pedir a intensificação do policiamento de um bairro etc.
Carta aberta, Carta de reclamação, Carta de solicitação, Abaixo-assinado e Manifesto são exemplos de textos reivindicatórios. Entretanto, para que se configure um texto dessa natureza, não é preciso seguir esses modelos mais estáveis.
Não há uma estrutura fixa a ser adotada para escrever um texto reivindicatório. Há, sim, elementos essenciais, como destinatário, assunto e reivindicação.
Que tal adotar a sugestão abaixo?
. Título: REIVINDICAÇÃO (letras maiúsculas);
. Subtítulo: destinatário (por ex.: Ao Departamento de obras de Montes Claros).
. Corpo do texto: apresentação do fato que motivou a reivindicação; opinião do autor/da coletividade (por ex.: A comunidade está sendo prejudicada por...); argumentação – consequências, prejuízos enfrentados em razão do problema (por ex.: ... as ruas esburacadas têm provocado...; os impostos pagos pela comunidade devem ser destinados a...); reivindicação - sugestão para solução do problema: (A comunidade reivindica...);
. Despedida (Atenciosamente, ...);
. Local e data;
. Assinatura.
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: A matéria acima é o
ponto de partida para a redação de um TEXTO REIVINDICATÓRIO. Imagine que o
diretor do colégio em que você estuda, considerou necessário abordar temas
ligados à saúde e ao bem-estar. Você foi o aluno destacado para escrever o
texto endereçado ao médico DRAUZIO VARELLA, em cujo texto você deverá reivindicar
uma palestra sobre o tema: “OS RISCOS DO SEDENTARISMO NA VIDA DE CRIANÇAS
E ADOLESCENTES”.