Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem
Gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. “Gamificar” significa usar elementos dos jogos, de modo a engajar pessoas para atingir um objetivo. Na Educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema. (...) Em vez de trazer jogos já existentes para a sala de aula, o educador pode explorar a gamificação por meio de certas dinâmicas com sua turma: a principal é trabalhar a partir de missões ou desafios, que funcionam como combustível para a aprendizagem. Dessa forma, todo conhecimento serve a um propósito, o que envolve os estudantes no processo. Outras alternativas são utilizar pontos, distintivos ou prêmios como incentivo; definir personagens (avatares) ou cenários específicos com que os alunos precisam lidar ou propor obstáculos a serem superados. A gamificação é uma das respostas a diversos males que afetam a educação tradicional, sendo o maior deles o desinteresse dos estudantes. Falta de interesse é a principal causa de evasão escolar no Ensino Médio. De acordo com os dados da PNAD Contínua 2019, do IBGE, das 50 milhões de pessoas de 14 a 29 anos do país, 20,2% (ou 10,1 milhões) não completaram alguma das etapas da educação básica. Entre os principais motivos para a evasão escolar, os mais apontados foram a necessidade de trabalhar (39,1%) e a falta de interesse (29,2%). Entre as mulheres, destaca-se ainda gravidez (23,8%) e afazeres domésticos (11,5%).
Disponível em: <https://site.geekie.com.br/blog/gamificacao/. Adaptado. Acesso em 22.jun.2022.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A
partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo
de sua formação, redija um Artigo de Opinião sobre o tema: “A interferência da
gamificação no processo educativo”. Escreva de 25 a 30 linhas.
Você já sabe...
O
ARTIGO DE OPINIÃO (ou Artigo Opinativo, ou, ainda, Texto de Opinião), como o
próprio nome adianta, é um texto em que o autor expõe seu ponto de vista a
respeito de algum tema polêmico. É um gênero textual que se apropria,
predominantemente, do tipo dissertativo. Dá-se o nome de articulista àquele que
escreve o Artigo, que é, obviamente, persuasivo: inserido nos grandes
periódicos, é um serviço prestado ao leitor, com o objetivo de convencê-lo
acerca não só da importância do tema ali enfrentado, como também da relevância
do posicionamento do articulista. São comuns o apelo emotivo, as acusações, o
humor, a ironia – tudo baseado em informações factuais. O artigo contém título
e assinatura.
A estrutura do artigo de opinião, ainda que maleável, procura seguir:
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Introdução, com a apresentação do tema e da tese a ser defendida;
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Desenvolvimento, com as argumentações para a defesa da tese e
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Conclusão, com a reafirmação da tese e a provocação do leitor, encaminhando-o
para as próprias reflexões.
ALERTA!
Cuidado com as armadilhas da primeira pessoa: Ainda que você desenvolva um
texto de opinião, não escreva: “eu acho que”, “na minha opinião”, “no meu modo
de pensar” etc., porque essas expressões são consideradas armadilhas da
primeira pessoa.