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EFAF - ARTIGO DE OPINIÃO - TIKTOK
ARTIGO DE OPINIÃO - EF ANOS FINAIS
IMPACTOS
DO TIKTOC – ARTIGO DE OPINIÃO – ID: J9X
Texto I
Como o TikTok atua no cérebro e vicia jovens
em seus vídeos curtos
Estudo mostrou que a rede social ativa áreas ligadas
à sensação de prazer, e especialistas explicam que esse resultado rápido dificulta
a mudança de foco para atividades mais complexas
Vídeos curtos, de em média 15 segundos, com edições
aceleradas e músicas que grudam na cabeça. O formato de conteúdo priorizado no
TikTok leva a rede social a crescer de forma rápida, chegando a ser o
aplicativo mais baixado em 2021, e ultrapassar a marca de um bilhão de usuários
ativos. O público-alvo, majoritariamente formado por jovens, passa horas e
horas com os olhos vidrados na tela do celular, e cientistas da Universidade
Zhejiang, na China, descobriram o porquê.
Em estudo publicado na revista científica NeuroImage,
os pesquisadores perceberam que áreas do cérebro ligadas ao sistema de
recompensa são ativadas pelos vídeos da rede, produzindo de forma rápida uma
sensação de prazer e satisfação no organismo. (...)
Entre as partes do cérebro ativadas apenas pelos conteúdos
personalizados está a área tegmental ventral (ATV), um dos principais centros
dopaminérgicos do órgão e considerado o início do circuito de recompensa. Isso
porque ela libera a dopamina, neurotransmissor que, ao chegar na área do córtex
pré-frontal, provoca a sensação de prazer.
— Então, quando o jovem está assistindo a um vídeo no
TikTok, o cérebro dele recebe uma enxurrada de dopamina que faz com que ele se
sinta feliz, satisfeito. O problema é que, quanto mais dopamina o cérebro
recebe, mais ele quer, aí ele acaba entrando em um estágio de saturação em que
essas ‘doses’ vão precisar ser cada vez maiores — explica a psicóloga
especialista em criança e adolescente Manuela Santo, pesquisadora do Grupo de
Pesquisa em Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS). Essa onda de dopamina leva o jovem a não conseguir desprender a
atenção da experiência acelerada para outras tarefas que sejam mais complexas e
não promovam a sensação de prazer de forma tão rápida, explica a neurologista
Letícia Sampaio, coordenadora do departamento científico de Neurologia Infantil
da Associação Brasileira de Neurologia (ABN).
Disponível em: https://exame.com/ciencia/como-o-tiktok-atua-no-cerebro-de-jovens-com-videos-curtos-e-personalizados/.
Acesso em 11.set.2024.
Texto II
O TikTok tornou-se uma sensação global das plataformas de
redes sociais, com mais de mil milhões de utilizadores activos em todo o mundo.
A popular aplicação de vídeo das redes sociais permite aos utilizadores criar e
partilhar vídeos curtos, o que a torna uma excelente plataforma para criar e
partilhar conteúdos divertidos, especialmente para o público mais jovem. Uma
das vantagens significativas do TikTok é a sua interface fácil de utilizar, que
agrada tanto a principiantes como a utilizadores experientes. Outra vantagem é
a vasta biblioteca de música e sons que pode ser utilizada para criar conteúdos
únicos e cativantes.
Disponível em: https://barrazacarlos.com/pt-br/vantagens-e-desvantagens-do-tiktok/.
Acesso em 11.set.2024.
COMANDO: A partir do material de apoio,
escreva um ARTIGO DE OPINIÃO sobre o tema: O
impacto do TikTok no comportamento de
jovens.
Você
já sabe...
O ARTIGO DE OPINIÃO (ou Artigo opinativo,
ou, ainda, Texto de opinião), como o próprio nome adianta, é um texto em que o
autor expõe seu ponto de vista a respeito de algum tema, por vezes, polêmico. É um gênero textual que se apropria,
predominantemente, do tipo dissertativo.
O Artigo de
opinião é, geralmente, escrito na primeira pessoa, leva título e assinatura.
A estrutura do Artigo de opinião, ainda que maleável, procura seguir:
. Introdução, com
a apresentação do tema e da tese a ser defendida;
. Desenvolvimento,
com as argumentações para a defesa da tese e
. Conclusão, com a
reafirmação da tese e a provocação do leitor, encaminhando-o para as próprias
reflexões.
ALERTA! Cuidado com as
armadilhas da primeira pessoa: Ainda que você desenvolva um texto de opinião,
não escreva: “eu acho que”; “na minha opinião”; “no meu modo de pensar” etc.,
porque essas expressões são consideradas armadilhas da primeira pessoa.