Você já atentou à infinidade de apelos e gêneros textuais a que temos acesso, todos os dias? Imagine que você esteja sem o seu telefone móvel e, de repente, queira saber que dia é hoje – você, então, vai procurar um calendário. Depois, você topa com o anúncio promocional daquele carro 0km que há tempos pretende comprar. Em seguida, recebe, em mãos, um convite para uma festa de aniversário e, imediatamente, busca na internet uma lista de presentes – essa lista de presentes há de trazer a discriminação das mercadorias, como o preço, o tamanho, a cor etc., etc. Isso sem contar o portal online de notícias que você também tem o hábito de consultar, até porque é preciso estarmos sempre conectados ao contexto social, a fim de escrevermos, por exemplo, artigos de opinião, tão comuns no dia a dia escolar.
Percebeu de quantos gêneros textuais já falamos? Calendário, anúncio, convite, lista de presentes, notícia, artigo de opinião. Como dissemos, são incontáveis os gêneros textuais à nossa disposição.
As revistas acomodam diversos gêneros textuais, por exemplo: o editorial, a carta do leitor, a crônica, a entrevista, as palavras cruzadas, a reportagem, as propagandas.
Como você sabe, a CAPA DA REVISTA é o elemento responsável por apresentar uma síntese dos conteúdos abordados naquela determinada edição. Isso quer dizer que, assim como os demais, o gênero CAPA é essencial para a circulação da revista – afinal, a capa é, metaforicamente falando, a embalagem, o papel celofane da revista! Se é verdade que a primeira impressão é a que fica, a capa da revista tem, também, essa importante atribuição – a de seduzir o leitor e deixá-lo curioso para conhecer o que há para além da capa!
Para compor a capa da revista, utilizamos linguagem verbal (textos) e não-verbal (imagens). Analise a arte abaixo e confira os elementos necessários para a composição de uma CAPA DE REVISTA:
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado pelo editor de uma revista de grande circulação nacional para desenvolver a CAPA DA REVISTA de uma edição especial: MEIO AMBIENTE EM FOCO. Bom trabalho! Crie a capa de revista mais genial de todos os tempos!
IMPORTANTE: Chamada/assunto principal, chamadas secundárias e imagem precisam estar relacionadas ao tema “MEIO AMBIENTE” – é uma edição temática.