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EFAF - CARTA DE RECLAMAÇÃO - FECHAMENTO DE BIBLIOTECAS
CARTA DE RECLAMAÇÃO - EF ANOS FINAIS
FECHAMENTO DE BIBLIOTECAS
CARTA DE RECLAMAÇÃO - ID: JMZ
LEITURA: Desde os tempos
mais remotos, as bibliotecas têm se firmado como fonte do conhecimento da
humanidade. A relevância desses espaços transcende as paredes das instituições
de ensino, uma vez que essenciais para o desenvolvimento cultural, social e
educacional de toda a população. As bibliotecas servem como centros de
aprendizado, pesquisa e lazer, além de oferecer riquezas literárias com
potencial a expandir o horizonte do leitor. Além de adquirir e disponibilizar
um vasto acervo de obras científicas e literárias, as bibliotecas se destacam
pela capacidade de organizar e conservar esse patrimônio, garantindo o acesso a
gerações presentes e futuras. As bibliotecas são também espaços democráticos de
inclusão, onde pessoas de diferentes idades, classes sociais e backgrounds
culturais podem se encontrar e compartilhar conhecimentos e experiências. Elas
promovem a igualdade de acesso à informação, essencial para o exercício da
cidadania e para o fomento de uma sociedade mais justa e informada.
Por
Gislaine Buosi
CONTEXTUALIZAÇÃO: Quase
800 bibliotecas públicas foram fechadas no Brasil, entre 2015 e 2020, segundo
dados da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. A maior
queda aconteceu em São Paulo e Minas Gerais. Dos 764 fechamentos, 698
aconteceram nesses dois estados. Índice que representa 91% do total. São Paulo
lidera os fechamentos. Bibliotecas públicas são criadas e mantidas pelos
municípios, estados, Distrito Federal ou governo federal, e atendem a todos os
públicos de forma gratuita. São consideradas equipamentos culturais e,
portanto, estão no âmbito das políticas públicas do governo federal.
FREUA, SALMA. Disponível em:
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/quase-800-bibliotecas-publicas-foram-fechadas-no-brasil-em-cinco-anos/.
Adaptado. Acesso em 19.jun.2023.
COMANDO: Tendo em vista o grande
número de bibliotecas públicas que foram fechadas, escreva uma CARTA DE RECLAMAÇÃO
ao Ministro da Educação, para expor, reclamar, argumentar e pedir providências/soluções,
em caráter de urgência, a fim de que essa situação não torne a acontecer.
IMPORTANTE:
Para
a redação da CARTA DE RECLAMAÇÃO,
examine o passo a passo a seguir e, se necessário, crie elementos/informações que
não estejam no contexto da proposta.
Só para lembrar...
A CARTA
DE RECLAMAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter
expositivo, argumentativo e reivindicatório, de que se vale o consumidor para reclamar de algum
defeito no produto ou no serviço contratado. É escrita, geralmente, na 1ª pessoa
do discurso, e é endereçada: 1) àquele que forneceu ou fabricou determinado produto;
2) se for o caso, ao prestador do serviço; 3) a instituições responsáveis pela
preservação de algo. A carta pode ser remetida a instituições de atendimento ao
consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a órgãos
públicos, exigindo o cumprimento de regras, regulamentos etc.
PASSO A PASSO: Ainda que a estrutura seja maleável, a carta de reclamação deve conter, a depender daquilo de que se reclama, basicamente:
ü
Data e local;
ü
Vocativo;
ü
Identificação completa do
reclamante;
ü
No caso de reclamação ao
Procon – identificação completa de reclamado/fornecedor;
ü
Exposição do defeito que
o levou a reclamar, com a especificação do produto – marca, tamanho, cor, preço
etc.;
ü
Reclamação – argumentos e
justificativas que fundamentem a reclamação;
ü
Expectativa do
consumidor, diante da propaganda/anuncio do produto que apresentou defeito;
ü
Requerimento –
pedido/sugestão para a solução do problema;
ü
Agradecimento pela tomada
de providências;
ü
Despedida –
“Atenciosamente”;
ü
Assinatura;
ü
Anexos – cópia de
documentos que comprovem o negócio – nota fiscal, contrato etc.; termo de
garantia (se for o caso); jornais que denunciam o descumprimento de leis etc.
ü
Outros elementos,
conforme a particularidade do produto ou do serviço reclamado.