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EFAF - CARTA DE RECLAMAÇÃO - FECHAMENTO DE BIBLIOTECAS

CARTA DE RECLAMAÇÃO - EF ANOS FINAIS

FECHAMENTO DE BIBLIOTECAS

CARTA DE RECLAMAÇÃO - ID: JMZ

LEITURA: Desde os tempos mais remotos, as bibliotecas têm se firmado como fonte do conhecimento da humanidade. A relevância desses espaços transcende as paredes das instituições de ensino, uma vez que essenciais para o desenvolvimento cultural, social e educacional de toda a população. As bibliotecas servem como centros de aprendizado, pesquisa e lazer, além de oferecer riquezas literárias com potencial a expandir o horizonte do leitor. Além de adquirir e disponibilizar um vasto acervo de obras científicas e literárias, as bibliotecas se destacam pela capacidade de organizar e conservar esse patrimônio, garantindo o acesso a gerações presentes e futuras. As bibliotecas são também espaços democráticos de inclusão, onde pessoas de diferentes idades, classes sociais e backgrounds culturais podem se encontrar e compartilhar conhecimentos e experiências. Elas promovem a igualdade de acesso à informação, essencial para o exercício da cidadania e para o fomento de uma sociedade mais justa e informada.

Por Gislaine Buosi

CONTEXTUALIZAÇÃO: Quase 800 bibliotecas públicas foram fechadas no Brasil, entre 2015 e 2020, segundo dados da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. A maior queda aconteceu em São Paulo e Minas Gerais. Dos 764 fechamentos, 698 aconteceram nesses dois estados. Índice que representa 91% do total. São Paulo lidera os fechamentos. Bibliotecas públicas são criadas e mantidas pelos municípios, estados, Distrito Federal ou governo federal, e atendem a todos os públicos de forma gratuita. São consideradas equipamentos culturais e, portanto, estão no âmbito das políticas públicas do governo federal.

FREUA, SALMA. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/quase-800-bibliotecas-publicas-foram-fechadas-no-brasil-em-cinco-anos/. Adaptado. Acesso em 19.jun.2023.


COMANDO: Tendo em vista o grande número de bibliotecas públicas que foram fechadas, escreva uma CARTA DE RECLAMAÇÃO ao Ministro da Educação, para expor, reclamar, argumentar e pedir providências/soluções, em caráter de urgência, a fim de que essa situação não torne a acontecer.

IMPORTANTE: Para a redação da CARTA DE RECLAMAÇÃO, examine o passo a passo a seguir e, se necessário, crie elementos/informações que não estejam no contexto da proposta.


Só para lembrar...

A CARTA DE RECLAMAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter expositivo, argumentativo e reivindicatório, de que se vale o consumidor para reclamar de algum defeito no produto ou no serviço contratado. É escrita, geralmente, na 1ª pessoa do discurso, e é endereçada: 1) àquele que forneceu ou fabricou determinado produto; 2) se for o caso, ao prestador do serviço; 3) a instituições responsáveis pela preservação de algo. A carta pode ser remetida a instituições de atendimento ao consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a órgãos públicos, exigindo o cumprimento de regras, regulamentos etc.


PASSO A PASSO: Ainda que a estrutura seja maleável, a carta de reclamação deve conter, a depender daquilo de que se reclama, basicamente:

ü Data e local;

ü Vocativo;

ü Identificação completa do reclamante;

ü No caso de reclamação ao Procon – identificação completa de reclamado/fornecedor;

ü Exposição do defeito que o levou a reclamar, com a especificação do produto – marca, tamanho, cor, preço etc.;

ü Reclamação – argumentos e justificativas que fundamentem a reclamação;

ü Expectativa do consumidor, diante da propaganda/anuncio do produto que apresentou defeito;

ü Requerimento – pedido/sugestão para a solução do problema;

ü Agradecimento pela tomada de providências;

ü Despedida – “Atenciosamente”;

ü Assinatura;

ü Anexos – cópia de documentos que comprovem o negócio – nota fiscal, contrato etc.; termo de garantia (se for o caso); jornais que denunciam o descumprimento de leis etc.

ü Outros elementos, conforme a particularidade do produto ou do serviço reclamado. 

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