EFAF - CARTA DE RECLAMAÇÃO AO PROCON - AGÊNCIA NÃO CUMPRE CONTRATO
CARTA DE RECLAMAÇÃO - EF ANOS FINAIS
AGÊNCIA DE VIAGEM NÃO CUMPRE CONTRATO
CARTA DE RECLAMAÇÃO AO PROCON
ID: HPU
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você e sua família tenham contratado um pacote de viagem com
o Hotel Urbano (Hurb), uma agência online de viagens. Ocorre que, ao longo da
viagem, houve uma série de problemas, por conta da desídia da agência, o que demonstrou
a total incapacidade de o Hurb cumprir com as cláusulas elencadas no contrato. Desse
modo, você decide escrever uma CARTA DE RECLAMAÇÃO, endereçada ao Procon, para
expor o problema, argumentar/reclamar e, finalmente, requerer a tomada de
providências, com a devolução do dinheiro então empregado e a reposição da
despesas com outros itens – alimentação, por exemplo.
Importante: Para a redação da CARTA DE RECLAMAÇÃO,
examine o passo a passo abaixo e, se necessário, crie elementos/informações que
não estejam no enunciado da proposta. Escreva, aproximadamente, 25 linhas.
Só para lembrar...
A CARTA DE RECLAMAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter expositivo-reivindicatório, de que se vale o consumidor para reclamar de algum defeito no produto ou no serviço contratado.
Assim, a carta de reclamação destina-se àquele que forneceu ou fabricou o produto (ou, se for o caso, ao prestador do serviço); depois de esgotadas as possibilidades de solução do problema diretamente com eles, a carta pode ser destinada a instituições de atendimento ao consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
PASSO A PASSO
Ainda que a estrutura seja maleável, a carta de reclamação deve conter, a depender daquilo de que se reclama, basicamente:
1) Data e local;
2) Vocativo;
3) Identificação completa do reclamante;
4) No caso de reclamação ao Procon – identificação completa de reclamado/fornecedor;
5) Exposição do defeito que o levou a reclamar, com a especificação do produto – marca, tamanho, cor, preço etc.;
6) Reclamação – argumentos e justificativas que fundamentem a reclamação;
7) Expectativa do consumidor, diante da propaganda/anuncio do produto que apresentou defeito;
8) Requerimento – pedido/sugestão para a solução do problema;
9) Agradecimento pela tomada de providências;
10) Despedida – “Atenciosamente”;
11) Assinatura;
12) Anexos – cópia de documentos que comprovem o negócio – nota fiscal, contrato etc.; termo de garantia (se for o caso);
13) Outros elementos, conforme a particularidade do produto ou do serviço reclamado.
A CARTA DE RECLAMAÇÃO é escrita, geralmente,
na primeira pessoa do discurso.