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EFAF - CARTA DE RECLAMAÇÃO AO PROCON - AGÊNCIA NÃO CUMPRE CONTRATO

CARTA DE RECLAMAÇÃO - EF ANOS FINAIS

AGÊNCIA DE VIAGEM NÃO CUMPRE CONTRATO

CARTA DE RECLAMAÇÃO AO PROCON

ID: HPU






CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você e sua família tenham contratado um pacote de viagem com o Hotel Urbano (Hurb), uma agência online de viagens. Ocorre que, ao longo da viagem, houve uma série de problemas, por conta da desídia da agência, o que demonstrou a total incapacidade de o Hurb cumprir com as cláusulas elencadas no contrato. Desse modo, você decide escrever uma CARTA DE RECLAMAÇÃO, endereçada ao Procon, para expor o problema, argumentar/reclamar e, finalmente, requerer a tomada de providências, com a devolução do dinheiro então empregado e a reposição da despesas com outros itens – alimentação, por exemplo.



Importante: Para a redação da CARTA DE RECLAMAÇÃO, examine o passo a passo abaixo e, se necessário, crie elementos/informações que não estejam no enunciado da proposta. Escreva, aproximadamente, 25 linhas.


Só para lembrar...


CARTA DE RECLAMAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter expositivo-reivindicatório, de que se vale o consumidor para reclamar de algum defeito no produto ou no serviço contratado.

Assim, a carta de reclamação destina-se àquele que forneceu ou fabricou o produto (ou, se for o caso, ao prestador do serviço); depois de esgotadas as possibilidades de solução do problema diretamente com eles, a carta pode ser destinada a instituições de atendimento ao consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).



PASSO A PASSO

Ainda que a estrutura seja maleável, a carta de reclamação deve conter, a depender daquilo de que se reclama, basicamente:

1)   Data e local;

2)   Vocativo;

3)   Identificação completa do reclamante;

4)   No caso de reclamação ao Procon – identificação completa de reclamado/fornecedor;

5)   Exposição do defeito que o levou a reclamar, com a especificação do produto – marca, tamanho, cor, preço etc.;

6)   Reclamação – argumentos e justificativas que fundamentem a reclamação; 

7)   Expectativa do consumidor, diante da propaganda/anuncio do produto que apresentou defeito;

8)   Requerimento – pedido/sugestão para a solução do problema;

9)   Agradecimento pela tomada de providências;

10) Despedida – “Atenciosamente”;

11) Assinatura; 

12) Anexos – cópia de documentos que comprovem o negócio – nota fiscal, contrato etc.; termo de garantia (se for o caso);

13) Outros elementos, conforme a particularidade do produto ou do serviço reclamado.


A CARTA DE RECLAMAÇÃO é escrita, geralmente, na primeira pessoa do discurso.

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