Contos são narrativas curtas - o conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história), personagens, narrador, tempo e espaço.
Atenção à estrutura tradicional do conto:
. primeiro parágrafo: situação inicial (apresentação
das personagens, com a inserção delas no tempo e no espaço);
. parágrafos intermediários: complicação/conflito
(acontecimento e respectivos desdobramentos, que envolvem as personagens), clímax (instante de maior suspense) e
. último parágrafo: desfecho (final da
história).
No gênero “conto”, embora seja predominantemente narrativo, há aspectos descritivos, para que, em especial, as personagens e o espaço/ambiente sejam bem apresentados ao leitor, que os “enxergará” da maneira com que o escritor os “desenhou” – descrever é desenhar com palavras!
Por ser um texto relativamente breve, o conto trabalha com um número limitado de personagens.
Ao final, espera-se que o texto contenha respostas para as seguintes perguntas:
. O quê? – fatos que compõem a história/trama;
. Quem? – personagens que vivem a trama;
. Onde? – lugar onde ocorrem os fatos;
. Como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos;
. Por quê? – a causa dos fatos/acontecimentos;
. Quando? – o momento/época em que ocorrem os fatos;
. E então... – final da trama.
LEITURA:
Fatos Desconhecidos
Enviada em fevereiro de 1916, a correspondência
chegou, há alguns anos, ao endereço pretendido, em Hamlet Road, no sul de Londres, para a grande
perplexidade dos atuais ocupantes. “Percebemos que o ano era 16. Então pensamos
que era 2016”, disse Finlay Glen, à CNN (...). “Depois percebemos que o selo era de um rei, e não de uma rainha, e deduzimos que não poderia ser 2016”. Glen
disse, ainda, que a carta chegou à propriedade há alguns anos, mas que só
recentemente ele a levou à sociedade histórica local, para que eles pudessem pesquisá-la
a fundo. O envelope tem um selo de 1 pence, com a cabeça do rei George V. A
carta foi enviada no meio da Primeira Guerra Mundial – mais de uma década antes
do nascimento da rainha Elizabeth II.
Adaptado para fins didáticos. Acesso em 4-abr-2023.
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Explore a situação sugerida, e escreva um CONTO de, aproximadamente,
trinta linhas.
OPERAÇÃO “PUXA-IDEIAS”: Antes de começar a escrever, pense, levante hipóteses, como: Finlay Glen abriu a carta antes de entregá-la à sociedade histórica local?, o
que constava na carta?, algum segredo, visto que a carta foi
escrita/enviada no contexto da I Guerra Mundial?, alguma advertência?, algum
pedido de providência – ainda há tempo de atendê-lo? etc., etc., etc. Não economize criatividade! Escreva o melhor conto dos últimos tempos!
. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se os fatos obedecem a uma sequência cronológica e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos.