Contos
são narrativas curtas – o conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É
preciso pensar em elementos como trama (história), personagens, narrador, tempo
e espaço.
Atenção à estrutura tradicional do
conto: apresentação das personagens, com a inserção delas
no tempo e no espaço; complicação (envolvimento das personagens), clímax
(instante de maior suspense) e desfecho (final da história).
No
gênero “conto”, embora seja predominantemente narrativo, há aspectos
descritivos, para que, em especial, as personagens e o espaço/ambiente sejam
bem apresentados ao leitor, que os “enxergará” da maneira como o escritor os
“desenhou” – descrever é desenhar com palavras! Por ser um texto relativamente
breve, o conto trabalha com um número limitado de personagens.
Ao
final, espera-se que o texto contenha respostas para as seguintes
perguntas:
üO
quê? – fatos que compõem a história/trama;
üQuem?
– personagens que vivem a trama;
üOnde?
– lugar onde ocorrem os fatos;
üComo?
– a maneira pela qual se desenvolvem os fatos;
üPor
quê? – a causa dos fatos/acontecimentos;
üQuando?
– o momento/a época em que ocorrem os fatos;
üE
então... – final da trama.
O
que distingue um conto social dos demais é o fato de tratar de temas que
envolvam, em especial, acontecimentos muito próximos à realidade de personagens
socialmente marginalizadas, ou seja, personagens que em muito se assemelham a
pessoas desprivilegiadas. Há certo aceno a denúncias de injustiças ou de
desatenção aos direitos humanos. Temas como: desigualdade social, fome e
insegurança alimentar, preconceito, pessoas em situação de rua, bullying etc.,
podem ser pano de fundo para os contos sociais.
Considere
o texto não verbal a seguir:
COMANDO: Escreva
um CONTO SOCIAL, entre 25 e 30 linhas, a partir do tema: “QUANDO
NÃO EXISTE PLATEIA, NÃO EXISTE BULLYING”.
Leve
ao seu leitor o conto social mais bem escrito de todos os tempos! Invista também em aspectos descritivos, para dar mais “colorido/vivacidade”
às cenas.
SUPER DICAS:
üEsteja certo de que
ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
üNão tenha preguiça de
escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o
terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
üAté
o final de seu conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?,
como?, quando?, por quê?, e então...
üAntes
de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a
autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido,
se as frases e os parágrafos estão bem ligados), se os fatos obedecem a uma sequência
cronológica e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se
a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos.