VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - CRÔNICA REFLEXIVA - "SOMOS TODOS PÉROLAS"

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

"SOMOS TODOS PÉROLAS"

CRÔNICA REFLEXIVA

ID: HH6




Whittney de Araújo, de 20 anos, estudante do curso de Artes Visuais do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) do campus de Olinda, teve sua obra “Somos todos pérolas” vencedora no concurso internacional de arte, na categoria adulto, da 20º exposição anual da organização americana Embracing our Differences (Abraçando nossas Diferenças). A disputa envolveu 13.733 obras de 119 países nas categorias adulto e estudante. Os premiados foram contemplados com US$2 mil. A obra de Whittney foi inspirada no quadro “Moça com brinco de pérolas”, do pintor holandês Johannes Vermeer. Apostando na representatividade e na identificação, o desenho da jovem retrata oito mulheres sentadas em frente a oito diferentes telas.


Disponível em: https://jornalnota.com.br/2022/12/24/inspirada-na-famosa-obra-de-vermeer-estudante-pernambucana-vence-concurso-internacional-de-arte/. Acesso em 4-abr-2023.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: Depois de analisada a matéria acima, desenvolva uma CRÔNICA REFLEXIVA de, aproximadamente, 30 linhas. Procure absorver a sensibilidade e a inventividade da autora da obra “Somos todos pérolas” e a importância da abordagem no contexto da inclusão social no Brasil.



***


Mas o que é crônica reflexiva, mesmo?

É pra contar uma história?


Não. Nas crônicas reflexivas não se contam histórias!

Os apontamentos são subjetivos, a partir de percepções, reflexões e experiências do próprio cronista. O que se avalia numa crônica reflexiva é a capacidade de o aluno provocar os apelos da alma em choque com o mundo contemporâneo, por vezes caótico em razão dos desequilíbrios sociais (pobreza, desigualdade, avareza, corrupção etc.).

O estilo pode fugir do convencional, ou seja, a função da linguagem, aqui, não é apenas informativa, mas também poética e expressiva. Nas reflexões, como o próprio termo sugere, importa o registro da sofisticação, da inquietação e da intensidade do pensamento. A linguagem figurada (metáfora, sinestesia, personificação etc.) é comumente empregada.


DICA#SUPERDICA#SUPERDICA#SUPERDICA#SUPERDICA#SUPERDICA#SUPERDICA#S

Antes de entregar o texto definitivo ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto foi escrito de maneira clara, ou seja, se está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados entre si, se as ideias obedecem a uma sequência lógica e não se contradizem, se a mensagem é passada sem repetição nem sobra de palavras. Revise a ortografia, a acentuação gráfica, a pontuação, as concordâncias (plurais), as conjugações verbais, além de outros aspectos gramaticais que você tem aprendido.


REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.