DIÁRIOé escrita pessoal, sem formalidades, sem protocolos estruturais. É um gênero textual que se utiliza de episódios descritivos (para individualizar cenas, pessoas, coisas) e narrativos (para relatar a trajetória de um dia – daí, então, “diário”). O texto é conduzido na 1ª pessoa do singular e os verbos são empregados, geralmente, no passado.
Certos escritores personificam o diário, quer dizer, atribuem a ele um nome, dialogam o tempo todo com o diário, tornando-o uma espécie de amigo ou confidente. É comum, também, a cada página escrita, cumprimentarem e despedirem-se do “amigo”.
Há também o DIÁRIO DE VIAGEM, que, diferentemente do que se pensa, não começa quando o viajante chega ao seu destino, e sim enquanto a viagem é organizada. Pequenas anotações, como a escolha do destino e da companhia aérea, o preço das passagens, a compra das malas etc., podem fazer parte do Diário de Viagem.
Além do texto escrito, há quem anexe papéis ao Diário de Viagem, como bilhetes de passagem, fotos, guardanapos. Iniciada a viagem, datas e lugares são registrados, em ordem cronológica, além das mais diversas situações: encontros, desencontros, visitas, impressões, discussões, imprevistos, enfim, tudo aquilo que se viveu/experimentou é alvo do Diário de Viagem.
Para as atividades escolares, mais importante do que os fatos (verdadeiros) é o modo como eles são escritos. Firma-se, portanto, o caráter ficcional literário de uma página, que pode comportar um universo.
COMANDO: Escreva uma PÁGINA
DE DIÁRIO – explore o contexto, ou seja,
a urgência do registro de algo importantíssimo que aconteceu...
Não se esqueça de inserir, em meio ao fato que você vai narrar, passagens descritivas – elas são essenciais para “colorir” o texto.
Escreva entre 25 e 30 linhas.
Não economize inventividade!
Mergulhe na proposta! Pense... Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
Antes de entregar seu texto ao corretor, revise-o: verifique a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica, as concordâncias, as regências, a estrutura textual (começo, meio e fim – atenção à cronologia).