(Disponível em:
https://incitte.com.br/wp-content/uploads/2021/05/ecommerce-brasil.png. Acesso
em 15.mai.2023.)
Texto 2
No ano passado, a Euromonitor,
empresa de análise de mercado, divulgou pesquisa segundo a qual, ao menos até
2025, mesmo com a tendência de crescimento no e-commerce, as lojas físicas
continuarão respondendo por 82% do total de vendas. Há um encanto nas lojas
físicas do varejo que é insubstituível: o cliente é atraído pela apresentação
do produto na loja e obtém na hora aquilo que deseja. Soma-se a isso o seu
contato com o produto, o toque, a experiência da textura, do aroma, do peso, do
caimento.
No mundo ocidental, comprar é uma experiência que faz parte da vida
cotidiana e, para milhões de pessoas, ir às compras se tornou um programa de
lazer. Não se pode comparar serviços de streaming, como o Netflix, às antigas
locadoras de vídeo; o avanço dessa tecnologia em relação às que a antecederam é
indiscutível e provoca rápida mudança nos costumes. No entanto, esse não é o
caso do e-commerce, que agrega vantagens ao processo de venda, como a
praticidade ao consumidor, mas implica desvantagens, como a impossibilidade de
testar o produto.
(Igor Melo. “Quando veremos o fim das lojas físicas
do varejo?”. https://administradores.com.br, 18.05.2022. Adaptado.)
Texto 3
Nos últimos anos, as compras feitas pela internet aumentaram de forma
significativa, abrangendo desde roupas até alimentação. Hoje, a maioria das
pessoas já comprou algum produto pela internet e escolheu essa forma de compra,
justamente porque percebeu vantagens em relação às lojas físicas. Em primeiro
lugar, há a facilidade e a comodidade de se comprar on-line. O consumidor pode
se deitar no sofá e de lá mesmo pedir uma pizza ou o jantar. Em segundo lugar,
se o problema é a falta de tempo de ir às lojas físicas, ele pode fazer a
compra de forma bem simples e rápida pela internet. Além disso, as mercadorias
que são vendidas de forma on-line geralmente têm avaliações de pessoas que já
compraram e usaram o produto.
(“Compras pela internet: quais são as vantagens das
compras virtuais?”. https://jornaldebrasilia.com.br, 27.10.2021. Adaptado.)
Texto 4
Desvantagens do e-commerce
Listamos algumas desvantagens ao optar por esse tipo de negócio:
. Proximidade
com o produto: Ao comprar em uma loja virtual, o consumidor não consegue usar
nenhum sentido além da visão. Ou seja, não pode sentir, tocar ou experimentar o
produto que pretende comprar e até mesmo ter aquele atendimento mais próximo –
físico – que muitos preferem.
. Frete:
Para o envio de determinado artigo, em muitas regiões do país, o frete pode
chegar a custar quase o valor do produto, o que na maioria das vezes não
compensa para o cliente.
. Prazo: Os
prazos que podem ser longos demais para o tempo em que o cliente deseja estar
com determinada peça.(Disponível em:
https://agenciametodo.com/2020/10/05/vantagens-e-desvantagens-de-um-e-commerce/.
Adaptado. Acesso em 10.set.2021.)
COMANDO: Escreva o EDITORIAL de uma revista destinada a leitores adolescentes, que, nesse mês, fará uma edição especial sobre o tema: E-commerce – um mercado sedutor.
SÓ PARA LEMBRAR...
O EDITORIAL é um texto de caráter expositivo-argumentativo, veiculado em jornais e revistas. O editorialista (quem escreve o editorial) focaliza um tema atual e polêmico, de viés político, econômico, social, educacional etc., a partir do qual firma suas argumentações. O Editorial surge nas primeiras páginas do jornal ou da revista, explorando, geralmente, a matéria da capa.
Como fazer um EDITORIAL?
. O texto é breve – aproximadamente, 25 linhas.
. A linguagem depende do público-alvo – é preciso considerar, entre outros aspectos, o caráter da revista/jornal (científico, religioso, jurídico, político etc.) e, consequentemente, a faixa etária dos leitores.
. A estrutura segue a dos demais gêneros de caráter dissertativo: apresentação do tema, tese, discussão e conclusão.
. É escrito, preferencialmente, na 3.ª pessoa do singular.