TEMPO DOS IDOSOS EM FILAS DE BANCO
INFOGRÁFICO
ID: HLG
Leitura:
Clientes, sobretudo pessoas idosas, têm reclamado
da demora no atendimento em bancos. D. Maria da Conceição disse que já reclamou
direto na gerência do Banco XXX, mas sem resultados. “Não adianta nada ter
caixa preferencial para idosos, se são poucos os caixas e muitos os idosos. A
gente fica na fila tem vez que mais de meia hora, e nem tem banco pra sentar. É
um descaso!” Não existe uma lei federal sobre o tempo de fila; entretanto, há
leis municipais e estaduais que determinam o tempo máximo de fila: de 15 a 30
minutos.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você decida fazer um
levantamento sobre o tempo de espera dos idosos para o atendimento bancário. Para
isso, você deverá fazer uma enquete (atividade preliminar) com, pelo menos, 20
pessoas, com 60 anos ou mais, e então produzir um infográfico para a divulgação
dos resultados.
ENQUETE é pesquisa
de opinião sobre uma questão qualquer, que envolve documentos, depoimentos,
experiências pessoais etc. Para a pesquisa de opinião, são feitas as mesmas
perguntas (sempre objetivas/curtas) a todas as pessoas que responderão à
enquete.
Sugestões de itens
para a enquete: qual a idade, o sexo e a escolaridade; se tem necessidade de ir
ao banco; com qual periodicidade; se sabe acessar o banco eletrônico; quanto
tempo tem ficado na fila; se tem bancos para sentar, enquanto espera o
atendimento; se já reclamou a respeito da demora; para quem reclamou; se foi
atendida a reclamação; se prefere guardar o dinheiro em casa etc. (Os itens para a enquete não precisam ser esses, nem apenas esses.)
COMANDO: Depois de feita e enquete, analise e
organize as informações recolhidas dos respondentes e, partir delas, elabore um
INFOGRÁFICO, em que o leitor visualize o levantamento, em percentuais, sobre TEMPO DE IDOSOS EM FILAS DE BANCO.
IMPORTANTE: Quando o levantamento estiver pronto,
siga as orientações abaixo para a composição do INFOGRÁFICO.
https://www.significados.com.br/foto/infografico-simples_bg.jpg
Não custa lembrar...
O Infográfico é a representação visual de informações e dados, com a combinação de textos verbais e não verbais, figuras geométricas, linhas etc. Infográficos são ferramentas eficientes para apresentar e explicar não apenas dados mais simples, como também questões de maior complexidade. Ultimamente, os infográficos têm sido muito utilizados quer no mundo escolar, quer no profissional, uma vez que permitem uma leitura mais célere e didática.
Segundo o conhecimento que você tem a respeito da construção de infográficos... Mãos à obra!
PLANEJAMENTO: Considere o tema do infográfico, analise quais elementos visuais serão utilizados em sua produção – esses elementos podem ser desenhos ou recortes de imagens.
PRODUÇÃO:
. Determine o tamanho que o infográfico terá.
. Disponha, no espaço determinado, os elementos visuais e verbais.
. Selecione as principais informações que constarão no infográfico.
. Escreva as legendas de modo claro e conciso, e dê títulos e subtítulos criativos.
. Se for necessário, acrescente linha-fina.
AUTOAVALIAÇÃO: Confira: O título é adequado ao conteúdo do infográfico? É criativo? Há subtítulo que complete eficientemente o título? As informações estão corretamente apresentadas? As imagens são adequadas e correspondem às legendas?