Powered by RedCircle
GAROTINHOS COM A BOLSA DA MÃE
MINICONTO
ID: IUU
Você já sabe, mas não custa lembrar...
O MINICONTO, como o próprio nome antecipa, é um conto pequeno, com os mesmos elementos do conto tradicional: enredo, narrador, personagens, tempo e espaço. Para a construção dos minicontos, é preciso pensar em cenas/situações curtas, vividas por uma ou duas personagens, com uma única ação central.
Orientações importantes:
1. Para minicontistas iniciantes, recomenda-se obedecer a esta sequência: apresentação da personagem, complicador, clímax e desfecho.
2. Desfechos abertos, secos e impactantes são características dos bons minicontos – isso instiga o leitor a, ele próprio, imaginar o final da trama.
3. Bons minicontistas costumam criar títulos sugestivos, que acenem, sutilmente, ao desfecho da história.
4. O humor, o trágico e o surpreendente são explorados, a partir de situações comuns, extraídas do cotidiano – isso faz com que o leitor se identifique com cenas conhecidas e até vividas por ele.
5. Para os minicontos de humor, é preciso muito cuidado: minicontos não são piadas. O humor há de ser leve e refinado.
6. O vocabulário deve ser simples e bem selecionado, próprio para uma leitura rápida.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: Analise atentamente a cena abaixo - os dois meninos, as bolsas, as galochas, o carro antigo estacionado... Aliás, tudo é antigo! Escreva um miniconto de, aproximadamente, 10 linhas.
Para isso, mergulhe na cena, pense levante hipóteses: aonde será que
vão/foram os dois rapazinhos, cada qual com a bolsa da mãe? Ou da avó? 😎 Travessura... na certa!
Disponível em: https://i.pinimg.com/564x/d1/bf/a1/d1bfa16d72000e50dc639cbcd0339266.jpg.
Acesso em 29.mai.2024.
SUPER DICAS:
- Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
- Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
- Até o final do miniconto, o leitor pretende encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...
- Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.