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EFAF - NARRATIVA DE AVENTURA - DOM QUIXOTE

NARRATIVA - EF ANOS FINAIS

NARRATIVA DE AVENTURA

EPISÓDIO DE TOM SAWYER

ID: JPY


Narrar é contar uma história, que pode ser real ou imaginária, verossimilhante ou fantástica; as ações podem ser desenvolvidas no presente, no passado ou no futuro. A trama (a história) deve envolver personagens, os quais interagem, provocando cenas, em determinado lugar (pátio do colégio; Buenos Aires etc.) e em determinada época (Natal; maio do ano passado etc.).

É muito comum haver fragmentos descritivos ao longo dos textos narrativos, para “desenhar” na mente do leitor aspectos dos personagens (alto; curioso, tristonho etc.) e dos ambientes (casa destelhada; jardins floridos, mar agitado etc.).

As narrativas de aventuras privilegiam situações surpreendentes – há enfrentamento, coragem, estratégias para explorar o desconhecido ou o perigoso. O personagem principal enfrenta desafios e, quase sempre, conta com a ajuda de personagens secundárias para ser bem sucedido – pelo menos, é isso o que o leitor espera!

Até o final da narrativa, o quanto possível, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, onde?, por quê?, e então...


COMANDO: Escreva uma NARRATIVA DE AVENTURA. Você, Dom Quixote, Sancho Pança, Dulcineia del Toboso e o cavalo Rocinante viverão a maior aventura de todos os tempos!


Ao longo da narrativa, explore aspectos descritivos – caracterize tanto os personagens quanto os ambientes. Faça o leitor “enxergá-los” assim como você os imagina.

 

Lembre-se da estrutura narrativa:

ü Situação inicial – apresentação de personagens, tempo e espaço;

ü Série de complicadores – o primeiro leva ao segundo, que, por sua vez, leva ao terceiro..., até que...

ü Clímax – momento de maior suspense;

ü Desfecho – situação final. 

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