EFAF - NARRATIVA DE AVENTURA - TUDO COMEÇOU COM O PRIMEIRO PASSO
NARRATIVA - EF ANOS FINAIS
TUDO COMEÇOU COM O PRIMEIRO PASSO
NARRATIVA DE AVENTURA
ID: JLM
Narrar é contar uma história, que pode ser real ou
imaginária, verossimilhante ou fantástica; as ações podem ser desenvolvidas no
presente, no passado ou no futuro.
A
trama (a história) deve envolver personagens, os quais interagem, provocando
cenas, em determinado lugar (pátio do colégio; Buenos Aires etc.) e em
determinada época (Natal; maio do ano passado etc.).
É
muito comum haver fragmentos descritivos ao longo dos textos narrativos, para “desenhar”
na mente do leitor aspectos dos personagens (alto; curioso, tristonho etc.) e dos
ambientes (casa destelhada; jardins floridos, mar agitado etc.).
Até
o final da narrativa, o quanto possível, o leitor deverá encontrar respostas
para: o quê?, quem?, como?, quando?, onde?, por quê?, e então...
LEITURA:
Durante a
viagem de trem, tive muita sede de copos d’água morna, copos de papel, que se
esfarelavam na mão. Entrar nos túneis – anoiteceu! – atravessá-los e esperar o
claro – amanheceu! A janela era toda minha, céu, terra, sol e vento, enfim, o
universo todo dentro dos meus olhos, até que o sono viesse – e não vinha! (...)
Chegando lá, demos com cômodos vazios – Cadê a geladeira?!”, Então pusemos as
garrafas d’água para esfriar na água do rio. (...) E tudo isso começou com o
primeiro passo... Uma aventura e tanto!
Por Gislaine Buosi
CONTEXTUALIZAÇÃO:
Após
a leitura do fragmento, sem dúvida, estamos diante de uma situação comunicativa
das mais envolventes. O personagem que faz o relato se refere a “uma aventura
de tanto!”
COMANDO:
Escreva
uma
NARRATIVA, em que sejam revelados ao leitor os pormenores da AVENTURA.
Lembre-se
da estrutura narrativa:
üSituação inicial –
apresentação de personagens, tempo e espaço;
üSérie de complicadores
– o primeiro leva ao segundo, que, por sua vez, leva ao terceiro..., até que...
üClímax – momento de
maior suspense;
üDesfecho – situação
final.
SUPER DICAS:
üEsteja
certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
üNão
tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do
que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
üAntes de
entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a
autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido,
se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa
sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de
palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os
plurais estão corretos.