PRESERVAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
PARTE 3 - PARÁGRAFO CONCLUSIVO
ID: JP6
Só para lembrar...
No texto dissertativo-argumentativo, o parágrafo conclusivo, como o próprio nome sinaliza, arremata a discussão. A conclusão do texto precisa ter conexão com a introdução (projeto dissertativo) e o desenvolvimento. Para isso, existem algumas estratégias, tais como:
. apontar soluções para os problemas adiantados no projeto do texto e enfrentados ao longo da argumentação;
. reafirmar a tese que foi apontada no projeto e, o quanto possível, recuperar resumidamente os pontos altos a argumentação, os quais, por óbvio, devem ter sustentado a tese;
. reafirmar o tema e, então, fazer uma advertência e/ou um apelo de conscientização social.
Tanto os parágrafos do desenvolvimento quanto o parágrafo da conclusão dependem/devem estar ligados à introdução, ou seja, ao projeto dissertativo. O parágrafo conclusivo deve iniciar com um conjunção ou uma locução conjuntiva e terminar, se possível, com uma frase de impacto.
IMPORTANTE: Não se deve acrescentar novas ideias no parágrafo conclusivo.
COMANDO: Adiante, oferecemos a você um projeto textual, ou seja, o primeiro parágrafo de uma dissertação argumentativa, sobre o tema: A NECESSIDADE DE PRESERVAR-SE A FLORESTA AMAZÔNICA. Desenvolva o PARÁGRAFO CONCLUSIVO, em conformidade com os argumentos/problemas adiantados no projeto. Para isso, escolha uma das estratégias que aqui foram explicadas.
Quando se discorre sobre a necessidade de preservar-se a Floresta Amazônica, o maior bioma brasileiro (1), causa perplexidade verificar que ainda persista a exploração predatória de recursos naturais, o que põe em risco o equilíbrio climático do planeta (2). Isso acontece por conta da ineficiência dos Poderes da República, quer seja para investigar, legislar ou punir os autores de crimes ambientais (3). Desse modo, é fundamental que o Ministério Público, responsável pela defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado, intervenha – caso contrário a humanidade entrará em colapso (4).
Análise do projeto textual: 1 – apresentação do tema; 2 – antecipação do primeiro argumento; 3 – antecipação do segundo argumento; 4 – tese.
Textos-base para a atividade:
A Amazônia tem sido tema recorrente na imprensa. Invasões de garimpeiros,
discussões em torno da demarcação de terras indígenas, desmatamento e
queimadas; o que não falta é polêmica em torno da região. De um lado, um grupo
que defende a exploração das riquezas da floresta. Do outro, os que defendem a
intangibilidade da maior floresta tropical do mundo. Dois extremos que são
praticamente impensáveis, já que a exploração desenfreada teria impactos
imensuráveis no meio ambiente (não só do Brasil, mas de todo o planeta) e a
proteção completa dos mais de 5 milhões de km²
é
impossível
(...).
Disponível em: https://inovasocial.com.br/inova/principios-exploracao-sustentavel-amazonia/.
Adaptado para fins didáticos. Acesso em 30.nov.2024.
O desmatamento é uma das questões ambientais mais urgentes da atualidade.
Entre as principais causas da destruição de florestas estão o avanço da
agropecuária, da mineração e da exploração madeireira, que levam, a cada ano, à
perda de grandes áreas florestais, o que afeta diretamente o equilíbrio do
planeta. (...) A destruição das florestas é uma questão complexa, mas diversas
ações podem ajudar a reduzir o desmatamento, tais como: o endurecimento das
leis e a intensificação das estratégias de fiscalização; o incentivo à agricultura
sustentável; as campanhas de conscientização a respeito do consumo consciente,
e o investimento em reflorestamento.
Disponível em: https://123ecos.com.br/docs/destruicao-de-florestas/.
Adaptado para fins didáticos. Acesso em 30,nov.2024.