Dados
do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de
Justiça (CNJ), indicam que mais de 30 mil crianças e adolescentes estão em
situação de acolhimento em mais 4.533 unidades em todo o país. Deste total,
5.154 mil estão aptas a serem adotadas. Uma criança ou adolescente pode receber
a medida protetiva de acolhimento institucional ao se detectar uma situação de
risco, negligência, abandono, maus-tratos, entre outras violações de direitos.
A medida tem caráter temporário, até o retorno da acolhida, por adoção ou
reintegração familiar, considerando o interesse da criança e do adolescente.
Um
estudo elaborado a pedido do Conselho Nacional de Justiça mostra que uma
criança só é colocada para adoção após quatro anos, em média, nas principais
cidades de três regiões do país (Norte, Centro-Oeste e Sul). (...) Para Marcelo
Guedes Nunes, presidente da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), os dados
mostram “a face mais nefasta da morosidade do Judiciário”. “Uma coisa é um
processo demorar e você não receber uma dívida. Outra coisa é o processo
demorar e uma criança perder a chance de ter uma família. A criança entra no
sistema em condições de ser adotada e, devido à burocracia, atinge uma idade em
que ninguém mais a quer.”
A legislação enfatiza que o Estado deve esgotar todas as possibilidades
de reintegração com a família natural antes de a criança ser encaminhada para
adoção, que é vista como o último recurso. A busca pelas famílias e as
tentativas de reinserir a criança no lar de origem podem levar anos. Juízes,
diretores de instituições e outros profissionais que trabalham com adoção
criticam essa lentidão e avaliam que a criança perde oportunidades de ganhar um
novo lar.
http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2012-05-25/apenas-uma-em-cada-sete-criancas-e-adolescentes-que-vivem-em-abrigos-pode-ser-adotada,
com ajustes
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da
leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija o parágrafo introdutório para um
texto dissertativo-argumentativo, no modelo Enem, sobre o tema: Os desafios para
o processo de adoção de crianças e adolescentes no Brasil. Escreva de 6 a 8 linhas.
Lembre-se: O parágrafo introdutório
da dissertação argumentativa funciona como um projeto de texto. É recomendável conter:
. apresentação do
tema;
. antecipação do
primeiro argumento*;
. antecipação do
segundo argumento e
. tese**.
* o argumento pode ser um fato, um motivo, uma notícia, uma constatação etc.,
desde que estejam relacionados com o tema.