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EFAF - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - EF ANOS FINAIS

ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO

ID: IV1



TEXTO I


https://i1.wp.com/cariocadointerior.com.br/wp-content/uploads/2018/06/ado%C3%A7%C3%A3o.png?w=650&ssl=1


Texto II 

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indicam que mais de 30 mil crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento em mais 4.533 unidades em todo o país. Deste total, 5.154 mil estão aptas a serem adotadas. Uma criança ou adolescente pode receber a medida protetiva de acolhimento institucional ao se detectar uma situação de risco, negligência, abandono, maus-tratos, entre outras violações de direitos. A medida tem caráter temporário, até o retorno da acolhida, por adoção ou reintegração familiar, considerando o interesse da criança e do adolescente.

Disponível em: https://www.cnj.jus.br/mais-de-5-mil-criancas-estao-disponiveis-para-adocao-no-brasil/#:~:text=Deste%20total%2C%205.154%20mil,est%C3%A3o%20aptas%20a%20serem%20adotadas.

Acesso em 2.jul.2024.



Texto III

Um estudo elaborado a pedido do Conselho Nacional de Justiça mostra que uma criança só é colocada para adoção após quatro anos, em média, nas principais cidades de três regiões do país (Norte, Centro-Oeste e Sul). (...) Para Marcelo Guedes Nunes, presidente da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), os dados mostram “a face mais nefasta da morosidade do Judiciário”. “Uma coisa é um processo demorar e você não receber uma dívida. Outra coisa é o processo demorar e uma criança perder a chance de ter uma família. A criança entra no sistema em condições de ser adotada e, devido à burocracia, atinge uma idade em que ninguém mais a quer.”

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/06/demora-da-justica-faz-crianca-perder-chance-de-adocao-mostra-estudo.html


Texto IV

A legislação enfatiza que o Estado deve esgotar todas as possibilidades de reintegração com a família natural antes de a criança ser encaminhada para adoção, que é vista como o último recurso. A busca pelas famílias e as tentativas de reinserir a criança no lar de origem podem levar anos. Juízes, diretores de instituições e outros profissionais que trabalham com adoção criticam essa lentidão e avaliam que a criança perde oportunidades de ganhar um novo lar.

http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2012-05-25/apenas-uma-em-cada-sete-criancas-e-adolescentes-que-vivem-em-abrigos-pode-ser-adotada, com ajustes


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija o parágrafo introdutório para um texto dissertativo-argumentativo, no modelo Enem, sobre o tema: Os desafios para o processo de adoção de crianças e adolescentes no Brasil. Escreva de 6 a 8 linhas.


Lembre-se: O parágrafo introdutório da dissertação argumentativa funciona como um projeto de texto. É recomendável conter:

. apresentação do tema;

. antecipação do primeiro argumento*;

. antecipação do segundo argumento e

. tese**.


* o argumento pode ser um fato, um motivo, uma notícia, uma constatação etc., desde que estejam relacionados com o tema.

** tese é opinião.

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