Afinal de contas, o que é Educação Empreendedora
(EE)? O Empreendedorismo é um tema cada vez mais presente em nosso dia a dia.
No ambiente educacional, no entanto, nem sempre esse conceito de Educação é
tratado com prioridade. A Educação Empreendedora é um modo eficiente de
despertar os estudantes, promovendo soluções criativas e inovadoras para a
formação de cidadãos mais críticos e transformadores. O empreendedorismo é um
conjunto são só de habilidades técnicas, como também de competências
comportamentais que, quando desenvolvidas, permitem que os estudantes deem mais
valor para o mundo à sua volta. Para ilustrar esse processo, imagine uma
discussão em uma sala de aula em que os estudantes avaliam sua escola ou sua
comunidade e, com base nisso, pensem em soluções para transformar esses
ambientes. O mercado de trabalho exige muito mais do que fazer contas ou
redigir um bom texto – ele requer uma formação mais abrangente e
multidisciplinar. Fazer com que o estudante pense como um empreendedor fará a
diferença em sua vida profissional, o que lhe trará mais possibilidades de se
destacar. Atualmente, o mercado de trabalho é carente de habilidades como: otimismo,
disposição de correr riscos, sabedoria para lidar com imprevistos e de resolver
problemas, proatividade etc.
Um ponto de partida é incentivar a busca pela
solução de problemas pensando no enfrentamento de questões vividas pelos jovens
no dia a dia, na escola, na rua ou na cidade em que vivem. Algumas iniciativas para
colocar essa ideia em prática são: a promoção de rodas de conversa em que os
estudantes exponham os problemas que enxergam dentro e fora da escola, a
valorização das ideias trazidas pelos estudantes e pelo educador, o incentivo
ao protagonismo do estudante por meio da cultura maker.
https://cer.sebrae.com.br/blog/o-que-e-educacao-empreendedora/.
Adaptado para fins didáticos. Acesso em 22.fev.2023.
Texto III
O Que É Cultura Maker?
O movimento Cultura Maker é uma evolução do “Do it
yourself” ou, em tradução livre, do “Faça você mesmo”. A ideia principal é a de
que qualquer pessoa, com ferramentas certas e conhecimento suficiente, pode
criar suas próprias soluções para problemas do cotidiano.
https://fia.com.br/blog/cultura-maker/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20Cultura%20Maker%3F%20O%20movimento%20Cultura,as%20suas%20pr%C3%B3prias%20solu%C3%A7%C3%B5es%20para%20problemas%20do%20cotidiano.
Adaptado para fins didáticos. Acesso em 22.fev.2023.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores seguintes
e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija o
parágrafo introdutório para um texto dissertativo-argumentativo, no modelo
Enem, sobre o tema: O empreendedorismo educacional no Ensino Fundamental II em debate.
Escreva de 6 a 8 linhas.
Lembre-se: O parágrafo introdutório da dissertação argumentativa funciona
como um projeto de texto. É recomendável conter:
. apresentação do tema;
. antecipação do primeiro argumento*;
. antecipação do segundo argumento* e
. tese.
* o argumento pode ser um fato, um motivo, uma
notícia, uma constatação etc., desde que estejam relacionados com o tema.