O Relato é um dos gêneros discursivos mais utilizados no dia a dia das pessoas. Toda vez que contamos ou escrevemos sobre algo que aconteceu no colégio, na festa de aniversário, no acampamento etc., estamos relatando episódios. Pode-se dizer que o Relato é o registro de um fato marcante na vida do relator (de quem relata).
No Relato Pessoal, como o próprio nome adianta, constam experiências, incidentes, surpresas e demais situações vividas pelo relator/autor. O relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.
O Relato Pessoal é conduzido na 1.ª pessoal do singular (quando a voz presente no texto é a do próprio relator/autor), exceto quando há mais de uma pessoa envolvida no evento a ser relato – nesse caso, o Relato é conduzido na 1.ª pessoa do plural. É preciso equilibrar segmentos narrativos e descritivos, a fim de que, além do bom relato, personagens, espaço e cenas sejam bem “desenhados”.
Passo a passo
Para a produção de um Relato Pessoal, é preciso, o quanto possível, contemplar:
. quem?: apresentação do relator e das personagens (quando as personagens forem significativas ao Relato);
. o quê?: fato a ser relatado;
. quando?: demarcação do fato no tempo – no verão passado, por exemplo;
. onde?: lugar em que aconteceram os fatos a serem relatados;
. como?: desenrolar/dinâmica dos fatos;
. por quê?: fato causador;
. e então: impressões; saldo positivo ou negativo do fato relatado.
ATENÇÃO! Para as
atividades escolares, o relato pessoal pode ser fruto da inventividade, ou
seja, pode ser ficcional e, desse modo, o relator pode imaginar-se outra pessoa.
O texto ganha acenos literários – mais importante do que o que se relata é o
modo como se relata.
Leitura:
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você seja Bia Souza, a judoca medalhista de ouro nas Olimpíadas
de Paris. Você deverá escrever um RELATO PESSOAL sobre seus últimos dias de
treino, antes do embarque a Paris. Não se esqueça de seguir o passo a passo acima.