CHARGE é uma palavra de origem francesa, que significa “carga”. Para o que aqui nos interessa, charge é o texto caricatural (exagerado) acerca de situações cotidianas atuais, de grande repercussão, a fim de que as situações pareçam ainda mais graves, mais perigosas. As charges são “carregadas” de ironia e humor com a intenção de protestar contra fatos com os quais o chargista (autor da charge) não concorda.
Por meio de imagens (personagens e/ou coisas) e balões (texto de vocabulário simples), a charge é um texto de caráter opinativo, veiculada em jornais e revistas – impressos ou virtuais.
PASSO A PASSO
1. Escolha uma situação polêmica e atual que você pretenda criticar – por exemplo: as queimadas na Amazônia, o aumento do preço dos combustíveis, as rodovias esburacadas, a falta de vacinação etc.
2. Pense em como “exagerar” no aspecto inconveniente/negativo dessa situação; use texto não verbal (desenho de personagens e/ou coisas) e, se for o caso, texto verbal (poucas falas das personagens que vivem a situação), para desenvolver a crítica.
Veja um exemplo de charge:
Charge do Cazo. Disponível em: https://www.humorpolitico.com.br/page/3/?s=carne
Perceba que o chargista Luiz Fernando Cazo, por meio do humor, usou um fato extraído do cotidiano brasileiro (aumento do preço da carne), ampliou a situação (pai de família chora diante do pedaço de carne) e terminou com um raciocínio lógico e crítico (personificação, com a despedida do bife).
PRODUÇÃO DE TEXTO: A manchete abaixo é o tema de sua charge:
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/03/alta-da-gasolina-faz-brasileiro-repensar-uso-do-carro.shtml/.
Acesso em 22.abril.2022.