EFAI - COMBO "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS" - BIOGRAFIA
BIOGRAFIA - EF ANOS INICIAIS
BIOGRAFIA - ID: I9Y
PROJETO RELEITURA - ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Releitura é a apropriação de uma referência
artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a
fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência. A
releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar:
o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS pretende levar aos
alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais alguns gêneros textuais que povoam
não só a produção literária, mas também a utilitária.
IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o trabalho é a obra “Alice no país
das maravilhas”, do escritor britânico Lewis Carroll. Para o desenvolvimento do projeto, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme.
Mãos à obra! Nesta proposta de trabalho, desenvolveremos a redação de
uma BIOGRAFIA.
O que é biografia? É um gênero
textual em que o autor (biógrafo) narra a história da vida de uma pessoa
(biografada) – um jogador de futebol; um médico responsável pela descoberta de
uma vacina etc. De um modo geral, a biografia reconstitui a trajetória da vida
de alguém, com destaque a fatos relevantes, além de datas/informações
essenciais (ano de nascimento e morte – se for o caso, naturalidade, morte,
graduação etc.).
A biografia escolar é romanceada, ou seja, é um
texto literário, do âmbito do narrar, em que são anotados situações vividas
pelo biografado, sem que isso resulte numa lista, em ordem cronológica, de
datas e fatos. A biografia
romanceada comporta certa liberdade imaginativa do biógrafo (de quem escreve a
biografia).
Características do texto
biográfico:
. Situa-se no âmbito do narrar;
. Texto conduzido na 3ª pessoa do
singular;
. Linguagem simples, atenta à
norma padrão;
. Reconstituição de fatos e dados
organizados em ordem cronológica;
. Uso de marcadores temporais (na
infância, na adolescência, naquela época etc.);
. Predomínio de verbos no pretérito
(em especial o perfeito e o imperfeito);
. Há título (nome do biografado) e
subtítulo (informação importante colhida do texto biográfico).
***
O trecho a seguir foi extraído
da obra “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll:
Conselhos de uma Lagarta
A Lagarta e Alice
olharam-se por algum tempo em silêncio. Por fim, a Lagarta tirou o cachimbo da
boca e dirigiu-se a Alice com voz lânguida e sonolenta: “Quem é você?” Não era
um começo de conversa encorajador. Alice respondeu, muito tímida: “Eu… já nem
sei, minha senhora, nesse momento… Bem, eu sei quem eu era quando acordei esta
manhã, mas acho que mudei tantas vezes desde então…”
"O que você quer dizer com
isto?" perguntou a Lagarta com rispidez. “Explique-se melhor!”
“Acho que eu mesma não
posso me explicar melhor, senhora”, disse Alice, “porque eu não sou eu mesma,
compreende?”
“Não, não compreendo”,
respondeu a Lagarta.
“Temo não poder explicar
melhor”, replicou Alice educadamente, “porque eu mesma não posso entender, para
começar… ter tantos tamanhos diferentes em um só dia é muito confuso.”
(Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll,
primeira publicação em julho de 1865. Adaptado.)
CONTEXTO E PRODUÇÃO TEXTUAL: Como
você percebeu pela leitura acima, nem mesmo a própria Alice já não sabe, seguramente,
quem ela é. A partir dessa situação, crie a BIOGRAFIA de Alice. Além de
aproveitar dados constantes do enredo, crie outros – não se esqueça: a
biografia escolar é romanceada e, por isso, comporta a criatividade do
biógrafo. Escreva de 20 a 25 linhas.