EFAI - COMBO "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS" - CRÔNICA
CRÔNICA - EF ANOS INICIAIS
CRÔNICA
PROJETO RELEITURA – ALICE NOS PAÍS DAS MARAVILHAS
ID: I9Z
RELEITURA é a apropriação de uma referência artística ou literária com um
determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução,
logicamente, dialogue com a peça-referência.
A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade,
técnica e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA –
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS pretende levar aos alunos do Ensino Fundamental Anos
Iniciais alguns gêneros textuais que povoam não só a produção literária, mas
também a utilitária.
IMPORTANTÍSSIMO: O
enredo base para o trabalho é a obra “Alice no país das maravilhas”, do
escritor britânico Lewis Carroll. Para o desenvolvimento do projeto, é preciso
ler a obra ou assistir ao respectivo filme.
Mãos à obra! Nesta proposta
de trabalho, desenvolveremos a redação de uma CRÔNICA.
O que é crônica?
É um texto curto, de vocabulário acessível, em geral, publicado diariamente em
jornais. O texto pode ser narrativo, reflexivo ou argumentativo. É um texto
que, por vezes, comporta o bom humor do escritor. É comum dizer que a crônica é
um flash (cena) do cotidiano ou um insight (ideia repentina) do escritor.
Leia o trecho a seguir, recolhido da obra – ele é a
base para nossa atividade:
— Se você conhecesse o
Tempo tão bem quanto eu conheço – disse o Chapeleiro – não falaria em gastá-lo
como se ele fosse uma coisa. Ele é alguém.
— Não sei o que você quer
dizer! – respondeu Alice.
— Claro que não sabe!
Diria até mesmo que você jamais falou com o Tempo! – disse o Chapeleiro.
— É... talvez não! –
replicou Alice.
(Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll, primeira
publicação em julho de 1865. Adaptado.)
CONTEXTO E PRODUÇÃO TEXTUAL: Coloque-se no lugar de
Alice, e aceite o desafio, qual seja, dialogar com o Tempo. Perceba que, como o
Tempo não é uma pessoa, você deverá “personificá-lo” – ou seja, fazer de conta
que o Tempo seja uma pessoa, um amigo, por exemplo.
E então? A proposta é, de fato, desafiadora, não é?
Levante hipóteses: o que você tem, exatamente, a
dizer ao Tempo?; e Ele, a você?; vocês têm algo em comum?; o que você mais admira
no Tempo?; o que você alteraria no Tempo?