EFAI - COMBO "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS" - NARRATIVA
NARRATIVA - EF ANOS INICIAIS
PROJETO RELEITURA
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
NARRATIVA - ALICE CONTA UMA HISTÓRIA
ID: IA2
Releitura é a apropriação de uma referência
artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a
fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência.
A releitura é um texto “espelhado”. E não
se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS pretende levar aos
alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais alguns gêneros textuais que povoam
não só a produção literária, mas também a utilitária.
IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o trabalho é a obra “Alice no país
das maravilhas”, do escritor britânico Lewis Carroll. Para o desenvolvimento do projeto, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme.
Mãos à obra! Nesta proposta de trabalho,
desenvolveremos a redação de uma NARRATIVA.
O que é narrativa? Narrar é
contar uma história. A trama (ou a história, o enredo) deve envolver
personagens, os quais interagem entre si, provocando cenas, em determinado
lugar (pátio do colégio; Buenos Aires) e em determinada época (Natal; maio do
ano passado etc.).
É muito comum haver passagens
descritivas ao longo dos textos narrativos, para “desenhar” na mente do leitor
aspectos das personagens (alto; tristonho etc.) e dos ambientes (casa
destelhada; jardins floridos etc.).
A estrutura do texto
narrativo procura seguir: situação inicial, com a apresentação das personagens,
com a inserção delas no espaço e no tempo; conflito (situações em que as
personagens começam a interagir, a partir de um acontecimento), clímax
(instante de maior tensão dentro da trama) e desfecho (final da trama).
Leia o fragmento abaixo,
base para a proposta de redação:
“É, é isso
mesmo”, disse a Lebre de Março, suspirando. “É sempre hora do chá, e nós não
temos tempo de lavar a louça nos intervalos!”
“É por isso
que vocês ficam girando em torno da mesa?”, perguntou Alice.
“Exatamente”,
respondeu o Chapeleiro, “conforme as louças vão ficando sujas.”
“Que tal se
mudássemos de assunto?”, interveio a Lebre de Março, bocejando. “Estou cansada
deste. Meu voto é que a senhorita Alice nos conte uma história.”
(Alice no País das Maravilhas,
Lewis Carroll, primeira publicação em julho de 1865. Adaptado.)
CONTEXTO E PRODUÇÃO
TEXTUAL: Imagine que você seja Alice, e que esteja participando do “Chá de
Loucos”. Como você percebeu, o diálogo entre a Lebre de Março, o chapeleiro e
Alice torna-se cansativo, motivo pelo qual a Lebre de Março intervém e pede que
Alice conte uma história.
Mergulhe nessa situação,
e escreva a NARRATIVA mais interessante de todos os tempos! Não economize
criatividade!