VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAI - CONTO POLICIAL - UM PASSAGEIRO SUMIU

CONTO - EF ANOS INICIAIS

CONTO POLICIAL

UM PASSAGEIRO SUMIU

ID: HAG



Você já sabe...

Contos são narrativas curtas – o escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história), personagens (que agem ao longo da história), tempo (quando acontecem os fatos), narrador (quem conta a história) e espaço (lugar em que acontecem os fatos).

Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação (das personagens, do tempo e do espaço), complicação (envolvimento/ação das personagens), clímax (instante de maior suspense) e desfecho (final da trama).

Nos contos policiais há algo a ser desvendado: um furto, uma morte, um sequestro, um estrondo etc. Então começa a investigação. Até o final do texto, o detetive deve desvendar os fatos.





SITUAÇÃO: Imagine que você e sua família estejam viajando para um lugar distante. O ônibus para num restaurante, e todos os passageiros descem. No retorno, há um passageiro a menos. Depois de muito procurá-lo, alguém descobre, no banco em que aquele passageiro estava sentado, um jornal – há ali uma pista que pode ajudar a descobrir o que houve com o passageiro...


PRODUÇÃO DE TEXTO: Você deverá explorar a situação acima e escrever o melhor conto policial de todos os tempos! Para isso:

. aproveite detalhes que foram “plantados” no fragmento que você acabou de ler;

. crie um detetive, que, seguindo a pista encontrada no jornal, desvendará o mistério em torno do sumiço do passageiro.


Mãos à obra! Pense, levante hipóteses! Crie suspenses intrigantes! Deixe seu leitor curioso! Não economize criatividade!


Crie uma trama original, ou seja, tenha a certeza de que ninguém vai pensar naquilo que você esteja planejando – isso é ser original!

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.