VOLTAR PARA OS TEMAS
EFAI - CONTO POPULAR - PEDRO MALAZARTES QUER ENTRAR NO CÉU
CONTO - EF ANOS INICIAIS
PEDRO MALAZARTES QUER ENTRAR NO CÉU
CONTO POPULAR
ID: HVZ
Você já sabe, mas não custa lembrar...
CONTOS são narrativas curta – o escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso criar enredo, narrador, personagens, tempo e espaço. O narrador é quem “conta” o enredo/a história.
Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação, complicação, clímax e desfecho.
O CONTO POPULAR (ou TRADICIONAL) é a narrativa passada de geração em geração, sem, contudo, conhecermos o autor – a autoria é atribuída ao povo. Misturando-se realidade e ficção, a história é modificada, cortada, aumentada à medida que vai sendo repetida.
De um modo geral, os contos populares falam de costumes, superstições e crenças de personagens comuns, que, por vezes, nem têm nomes – isso acontece porque, nesses contos, as ações são mais importantes que as personagens.
Muito se engana quem acredita que contos populares se destinam apenas à leitura das crianças. Não! Por meio de um conto popular, é possível extrair regras de comportamento, advertências, conselhos etc., dado o caráter simbólico do gênero, que, sem dúvida, diz mais do que parece dizer.
Autores contemporâneos costumam escrever seus próprios episódios, a partir de personagens de contos populares. É o caso de tantos enredos em que surge a MADRASTA (personagem tradicionalmente conhecida por ser má com as enteadas), o PESCADOR (personagem mentiroso) etc.
LEITURA: “Pedro Malazartes” é um personagem famoso nos contos populares. Em alguns contos, ele surge como um herói caipira, que faz justiça em favor dos pobres; em outros, surge como um malandro, que faz mil e uma travessuras para tirar proveito de pessoas ricas e avarentas.
IMPORTANTE: Uma característica comum em quaisquer situações que envolvem Pedro Malazartes é o fato de ele ser o maior mentiroso do mundo!
CONTEXTUALIZAÇÃO: Dizem que Pedro
Malazartes, assim que morreu, arrumou as malas, bateu às portas do céu e, como
um anjo lhe barrasse a entrada, Malazartes, gastando um bom vocabulário, pediu
para falar diretamente com Deus.
PRODUÇÃO DE TEXTO: Escreva um CONTO POPULAR que explore a situação acima.
Para puxar ideias: por que o anjo não permitiu a entrada de Malazartes
ao céu?; o que será que Malazartes levava nas malas?; será que ele conseguiu
falar com Deus?; Malazartes entrou ou não no
céu?; como tudo isso foi resolvido? etc., etc.
Surpreenda o leitor com algumas situações engraçadas e com um final inusitado! Seu CONTO POPULAR será o melhor de todos os tempos!