SITUAÇÃO: Imagine que você tenha um diário. Ultimamente, você, por falta de tempo,
deixou de fazer suas anotações...
PRODUÇÃO DE TEXTO: Você deverá escrever uma página do seu DIÁRIO. Que
tal começar assim:
Sábado, 19 de novembro.
Olá, amigão!
Faz tempo que não escrevo, né? Mas hoje, depois de
um banho super demorado, me deu vontade de escrever, pra te contar umas coisas.
Você não imagina o que aconteceu...
VOCÊ JÁ SABE...
O Diário é a escrita pessoal. Antes, os diários eram feitos em cadernos de capa dura! Hoje, com a chegada das redes sociais, é comum as pessoas fazerem essas postarem em blogs.
As páginas de diário ficam bem mais interessantes quando há partes descritivas (para caracterizar pessoas, coisas ou lugares) e partes narrativas (para relatar um fato marcante que aconteceu naquele dia). Geralmente, há data e vocativo.
QUER LER UMA PÁGINA DE DIÁRIO?
Quinta-feira, 18 de novembro.
Alô, amigão!
Hoje quase me desmanchei de tanto rir! Ou melhor, ri e chorei ao mesmo tempo. Há uns dias eu estava ouvindo uns cochichos, uns resmungos... Achei que o barulho viesse do quarto do meu irmão mais velho, que gosta de ouvir umas músicas esquisitas. Que nada! Nem cochicho, nem resmungo, nem música esquisita! Descobri que havia dois ratinhos atrás da cômoda! Bem bonitinhos, daqueles ratinhos cor de café com leite – hamsters. Então peguei os ratinhos. Eles subiam e desciam nos meus braços, faziam cócegas. Comecei a rir, a gargalhar! Os ratinhos são dóceis e inteligentes. Taí! Eu, que sempre gostei de gato, nunca havia pensado em ter um rato. Afinal, dizem que gato e rato brigam o tempo todo! Já ia sair pra comprar uma gaiola, quando ouvi a vizinha, que estava no portão, dizer pro meu pai que os dois hamsters da Julieta, a filha dela, haviam fugido... Ah! Então devolvi os ratinhos e... chorei. Depois abracei o Chico, meu gato. Agora está tudo bem.
SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.