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EM - ARTIGO DE OPINIÃO - REGULAMENTAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS
ARTIGO DE OPINIÃO - EM
REGULAMENTAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS
ARTIGO DE OPINIÃO – ID: JMU
Texto
I
A indústria de
jogos no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, impulsionada
pela popularização dos jogos digitais e pela crescente aceitação dos jogos de
azar online. A cultura dos jogos, que antes era vista apenas como uma atividade
recreativa, hoje se transformou em um setor econômico relevante, gerando
empregos, investimentos e entretenimento para milhões de brasileiros. Com o
aumento do acesso à internet e a proliferação de dispositivos móveis, a
população brasileira, especialmente os mais jovens, passou a integrar o
universo dos jogos online de maneira intensa. O ambiente digital também
possibilitou o desenvolvimento de uma comunidade vibrante de jogadores e
influenciadores, que compartilham experiências e dicas em redes sociais e
plataformas de streaming, como YouTube e Twitch. Isso tem fomentado uma nova
geração de gamers no país, muitos dos quais veem nos jogos uma oportunidade não
apenas de lazer, mas também de carreira. O crescimento da indústria de jogos no
Brasil não impacta apenas o entretenimento, como também a economia. O setor de
desenvolvimento de jogos tem atraído investimentos significativos, tanto de
empresas nacionais quanto internacionais. Diversos estúdios de desenvolvimento
de jogos têm surgido no país, criando títulos inovadores e competitivos que têm
conquistado o mercado global. Além disso, as competições de esportes
eletrônicos (eSports) se consolidaram como uma importante vertente da
indústria, atraindo grandes públicos e patrocinadores. Torneios de eSports,
como os de jogos de estratégia em tempo real e os populares jogos de tiro, já
movimentam milhões de reais anualmente no Brasil, com eventos que lotam
estádios e atraem milhões de espectadores online.
O
Futuro Promissor: Apesar dos desafios, o futuro da indústria de
jogos no Brasil é extremamente promissor. Com uma população jovem e apaixonada
por tecnologia, o país tem todos os ingredientes para se consolidar como um dos
maiores mercados de jogos do mundo.
Disponível em: https://www.osul.com.br/o-crescimento-da-industria-de-jogos-no-brasil/.
Adaptado. Acesso em 21.nov.2024.
Texto
II
Mais de 1,3 milhão
de brasileiros estão inadimplentes por conta de apostas em cassinos online. É o
que aponta um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo. (...) A entidade estima que o
comércio deva perder até R$ 117 bilhões por ano, em faturamento, com a
atividade. "Precisamos de uma solução que proteja o bem-estar da população
e o equilíbrio dos negócios", afirma o presidente do Sistema
CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
BARBOSA, Fernando. Disponível em: https://teletime.com.br/26/09/2024/bets-levam-mais-de-13-milhao-de-brasileiros-a-inadimplencia-diz-cnc/.
Acesso em 27.set.2024.
Texto
III
A nova lei, que
regulamenta a indústria de jogos eletrônicos no Brasil, traz aspectos como
fabricação, importação, comercialização e desenvolvimento de games. O objetivo
central do projeto é estimular o ambiente de negócios para o setor dentro do
país, buscando incentivar investimentos em projetos nacionais e potencializar
uma “vocação natural” do Brasil na área.
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/05/6850784-lula-sanciona-lei-que-estabelece-o-marco-legal-dos-games-entenda-o-texto.html.
Acesso em 21.nov.2024.
Texto
IV
A norma
regulamenta as apostas de cota fixa, conhecidas como bets, em que o apostador
sabe exatamente qual é a taxa de retorno no momento da aposta. São apostas
geralmente relacionadas aos eventos esportivos. A lei abrange apostas virtuais,
apostas físicas, eventos esportivos reais, jogos on-line e eventos virtuais de
jogos on-line. Pelo texto, as empresas poderão ficar com 88% do faturamento
bruto para o custeio da atividade. Sobre o produto da arrecadação, 2%
serão destinados à Contribuição para a Seguridade Social. Os 10% restantes
serão divididos entre áreas como educação, saúde, turismo, segurança pública e
esporte.
Fonte: Agência Câmara de Notícias. Acesso em 21.nov.2024.
COMANDO:
Escreva um ARTIGO DE OPINIÃO, em que você discuta o tema: A regulamentação dos
jogos eletrônicos no Brasil.
Você
já sabe...
O ARTIGO DE
OPINIÃO, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu
ponto de vista a respeito de algum tema polêmico. É um gênero textual que se
apropria do tipo dissertativo. O articulista deve sustentar sua opinião por
meio de evidências. O texto é breve – aproximadamente, 25 linhas. Geralmente, é
escrito na primeira pessoa do discurso, leva título e assinatura.
O artigo de opinião é, obviamente, persuasivo: inserido em grandes
jornais e revistas, é um serviço prestado ao leitor, com o objetivo de
convencê-lo acerca não só da importância do tema ali enfrentado, como também, e
principalmente, da relevância do posicionamento do articulista. São comuns o
apelo emotivo, as acusações, o humor satírico, a ironia – tudo baseado em
informações factuais.