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EM - ARTIGO DE OPINIÃO - REGULAMENTAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS

ARTIGO DE OPINIÃO - EM

REGULAMENTAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS

ARTIGO DE OPINIÃO – ID: JMU


Texto I

A indústria de jogos no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, impulsionada pela popularização dos jogos digitais e pela crescente aceitação dos jogos de azar online. A cultura dos jogos, que antes era vista apenas como uma atividade recreativa, hoje se transformou em um setor econômico relevante, gerando empregos, investimentos e entretenimento para milhões de brasileiros. Com o aumento do acesso à internet e a proliferação de dispositivos móveis, a população brasileira, especialmente os mais jovens, passou a integrar o universo dos jogos online de maneira intensa. O ambiente digital também possibilitou o desenvolvimento de uma comunidade vibrante de jogadores e influenciadores, que compartilham experiências e dicas em redes sociais e plataformas de streaming, como YouTube e Twitch. Isso tem fomentado uma nova geração de gamers no país, muitos dos quais veem nos jogos uma oportunidade não apenas de lazer, mas também de carreira. O crescimento da indústria de jogos no Brasil não impacta apenas o entretenimento, como também a economia. O setor de desenvolvimento de jogos tem atraído investimentos significativos, tanto de empresas nacionais quanto internacionais. Diversos estúdios de desenvolvimento de jogos têm surgido no país, criando títulos inovadores e competitivos que têm conquistado o mercado global. Além disso, as competições de esportes eletrônicos (eSports) se consolidaram como uma importante vertente da indústria, atraindo grandes públicos e patrocinadores. Torneios de eSports, como os de jogos de estratégia em tempo real e os populares jogos de tiro, já movimentam milhões de reais anualmente no Brasil, com eventos que lotam estádios e atraem milhões de espectadores online.

O Futuro Promissor: Apesar dos desafios, o futuro da indústria de jogos no Brasil é extremamente promissor. Com uma população jovem e apaixonada por tecnologia, o país tem todos os ingredientes para se consolidar como um dos maiores mercados de jogos do mundo.

Disponível em: https://www.osul.com.br/o-crescimento-da-industria-de-jogos-no-brasil/. Adaptado. Acesso em 21.nov.2024.


Texto II

Mais de 1,3 milhão de brasileiros estão inadimplentes por conta de apostas em cassinos online. É o que aponta um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. (...) A  entidade estima que o comércio deva perder até R$ 117 bilhões por ano, em faturamento, com a atividade. "Precisamos de uma solução que proteja o bem-estar da população e o equilíbrio dos negócios", afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

BARBOSA, Fernando. Disponível em: https://teletime.com.br/26/09/2024/bets-levam-mais-de-13-milhao-de-brasileiros-a-inadimplencia-diz-cnc/. Acesso em 27.set.2024.


Texto III

A nova lei, que regulamenta a indústria de jogos eletrônicos no Brasil, traz aspectos como fabricação, importação, comercialização e desenvolvimento de games. O objetivo central do projeto é estimular o ambiente de negócios para o setor dentro do país, buscando incentivar investimentos em projetos nacionais e potencializar uma “vocação natural” do Brasil na área.

Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/05/6850784-lula-sanciona-lei-que-estabelece-o-marco-legal-dos-games-entenda-o-texto.html. Acesso em 21.nov.2024.


Texto IV

A norma regulamenta as apostas de cota fixa, conhecidas como bets, em que o apostador sabe exatamente qual é a taxa de retorno no momento da aposta. São apostas geralmente relacionadas aos eventos esportivos. A lei abrange apostas virtuais, apostas físicas, eventos esportivos reais, jogos on-line e eventos virtuais de jogos on-line. Pelo texto, as empresas poderão ficar com 88% do faturamento bruto para o custeio da atividade. Sobre o produto da arrecadação, 2% serão destinados à Contribuição para a Seguridade Social. Os 10% restantes serão divididos entre áreas como educação, saúde, turismo, segurança pública e esporte.

Fonte: Agência Câmara de Notícias. Acesso em 21.nov.2024.


COMANDO: Escreva um ARTIGO DE OPINIÃO, em que você discuta o tema: A regulamentação dos jogos eletrônicos no Brasil.


Você já sabe...

O ARTIGO DE OPINIÃO, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu ponto de vista a respeito de algum tema polêmico. É um gênero textual que se apropria do tipo dissertativo. O articulista deve sustentar sua opinião por meio de evidências. O texto é breve – aproximadamente, 25 linhas. Geralmente, é escrito na primeira pessoa do discurso, leva título e assinatura.

O artigo de opinião é, obviamente, persuasivo: inserido em grandes jornais e revistas, é um serviço prestado ao leitor, com o objetivo de convencê-lo acerca não só da importância do tema ali enfrentado, como também, e principalmente, da relevância do posicionamento do articulista. São comuns o apelo emotivo, as acusações, o humor satírico, a ironia – tudo baseado em informações factuais. 

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