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EM - CARTA ABERTA - MODELO UFU - ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS
UFU - CARTA ABERTA
ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS
CARTA ABERTA – MODELO UFU
ID: HSP
ORIENTAÇÃO GERAL
Leia com atenção todas as instruções:
(...)
. Se for o caso, dê um título para sua
redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que
você pretende abordar. Escreva o título no lugar apropriado na folha de prova.
. Se a estrutura do gênero exigir assinatura,
escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ ou JOSEFA. Em hipótese nenhuma escreva
seu nome, pseudônimo, apelido etc. na folha de prova.
. Utilize trechos dos textos motivadores,
parafraseando-os. Não copie trechos dos textos motivadores.
ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas do tema, sua redação será penalizada.
Leia os textos a seguir:
Texto 1
A população envelheceu em um
contexto sociopolítico pouco favorável. Por um lado, temos idosos que exerceram
durante toda a vida atividades laborais desgastantes, principalmente na
agricultura e na produção artesanal, e que, por isso, não tiveram oportunidade
de obter educação formal. Por outro, as mulheres envelheceram em uma época cujo
papel social era voltado exclusivamente para os cuidados doa casa, dos filhos e
dos mais velhos, ficando constantemente à margem da educação formal.
Disponível em: https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-para-idosos-ferramenta-na-constru%C3%A7%C3%A3o-do-processo-de-sa%C3%BAde.
Acesso em 23.jun.2023.
Texto 2
Pesquisa realizada pelo Sesc São
Paulo e pela Fundação Perseu Abramo mostra que os idosos no Brasil têm
dificuldade em ler e escrever. A pesquisa Idosos no Brasil: Vivências, Desafios
e Expectativas na Terceira Idade consultou, entre 25 de janeiro e 2 de março de
2020, 2.369 pessoas com mais de 60 anos, nas cinco regiões do país, e tem
margem de erro de até 2,5 pontos percentuais. O levantamento mostra que o
acesso ao ensino médio aumentou entre os idosos desde a última pesquisa,
realizada em 2006: de 7% para 15%, em 2020. No entanto, 40% dos maiores de 60
anos disseram ter algum tipo de dificuldade em ler e escrever, seja pela falta
de escolaridade básica, analfabetismo ou o analfabetismo funcional. “Pensando
que boa parte da nossa comunicação é feita via escrita, via palavra escrita, a gente
pode ver por esses números, qual a dificuldade que os nossos idosos encontram
em ter acesso aos diversos tipos de comunicação”, disse a pesquisadora da
Fundação Perseu Abramo e coordenadora do estudo, Vilma Bokany. De acordo com
Vilma, os dados sobre o aumento do acesso dos idosos ao ensino médio podem
esconder a baixa escolaridade desse público. “Quando a gente olha para o segmento
idoso, a gente vai perceber que, apesar do expressivo aumento do nível médio de
escolaridade, entre os idosos ainda predomina baixa escolaridade, com 14% de
idosos que nunca foram à escola, e 24% que têm o ensino fundamental
incompleto”.
Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/pesquisa-mostra-exclusao-de-idosos-do-mundo-digital-e-daescrita.
Acesso em 23.jun.2023.
Escreva uma CARTA ABERTA, à SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO, para apresentar e discutir a necessidade de
fomentar a ALFABETIZAÇÃO DOS IDOSOS. Ao final, peça que seja desenvolvido um projeto para
essa finalidade.