EM - DISSERTAÇÃO - MODELO FUVEST - INDÚSTRIA CULTURAL
FUVEST
INDÚSTRIA CULTURAL
MODELO FUVEST
ID: GEU
Texto 1
Indústria cultural é o termo usado
pelos pensadores Theodor Adorno e Max Horkheimer para descrever como a cultura
popular se assemelha a uma indústria, dentro da sociedade capitalista. Dentro
dessa indústria, filmes, rádio e revistas criam produtos culturais
padronizados. Esses produtos, por sua vez, levam à padronização da forma de
pensar e agir de quem os consome. Dessa forma, a indústria cultural tende a
transformar a sociedade num sistema uniforme e massificado.
De forma mais profunda, a indústria
cultural baseia-se na aparente contradição entre a cultura humana e a indústria
mecânica.
De acordo com a teoria descrita por
Adorno e Horkheimer no livro Dialética do Esclarecimento, todas as formas de
cultura (literatura, filmes e até a música) se tornaram parte do sistema
capitalista de produção. Essa indústria possui mecanismos culturais profundos e
não apenas econômicos. Além disso, Adorno e Horkheimer argumentam que a cultura
é uma forma de demonstração de poder na sociedade contemporânea.
No capítulo intitulado “A indústria
cultural: iluminação como engano em massa” poder é definido como uma força
absoluta e abrangente, impulsionada a uma velocidade implacável pelo motor do
capitalismo. Dessa forma, esses produtos culturais não são destinados apenas ao
lucro, mas também produzem consumidores adaptados às necessidades do sistema
capitalista.
Um exemplo simples que pode ajudar a
explicar a indústria cultural é o estilo de vida da TV. Já reparou como os personagens
dos filmes, novelas e seriados geralmente têm ótimas casas e roupas bonitas
(exceto no caso em que o personagem é pobre)? De acordo com Adorno e
Horkheimer, isso não é uma coincidência, uma vez que esses programas repetem de
forma exaustiva uma mensagem consumista sobre como a vida deve ser. (...) No
longo prazo, as pessoas que consomem esse tipo de conteúdo/produto tendem a
adotar uma certa versão do estilo americano de consumo.
Quem
estimula mais o cérebro: a televisão ou o livro?
A Indústria Cultural e os meios de comunicação
em massa, bem como as ferramentas de propaganda (publicidade, marketing), são
inseparáveis e indistintos – serão eles os responsáveis pela criação e manutenção
da crença de “liberdade individual”. Livre de qualquer padronização, eles
proporcionam o sentimento de satisfação pelo consumo, como se a felicidade
pudesse ser comprada. Na maioria das vezes, os produtos adquiridos não fornecem
o que prometem (alegria, sucesso, juventude). Assim, eles iludem facilmente o
consumidor, prendendo-o num ciclo vicioso de conformismo.
Aspectos Positivos da Indústria Cultural
Nem tudo é negativo na ação capitalista da
Indústria Cultural. Sob este respeito, Walter Benjamin (1892-1940) acredita que
esta seja também uma via de democratização para a arte. Para ele, os mesmos
mecanismos que alienam, são capazes de levar cultura para um número maior de
pessoas, além de permitirem a empreitada não comercial, já que
possibilita o acesso às ferramentas para a produção cultural. Já Theodor Adorno
e Max Horkheimer, afirmavam que a Indústria Cultural atuava como formadora das
mentalidades. Contudo, não eram utilizadas de modo esclarecedor, o que também é
uma possibilidade virtual deste sistema. Se a Indústria Cultural foi a
principal responsável pela alienação promovida pela destituição da arte de seu
papel transformador, por outro lado, ela pode ser ela a única capaz de difundir
e ressignificar a arte enquanto fator de transformação social.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: Considerando as ideias apresentadas nos textos e
também outras informações que julgar pertinentes, redija uma dissertação em
prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema: Indústria Cultural
– o mercado da arte e da cultura e as implicações na formação individual.
Instruções:
A dissertação deve ser redigida de
acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
Escreva, no mínimo, 20 linhas, com
letra legível e não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação.