EM - DISSERTAÇÃO - MODELO UERJ - AJUDA HUMANITÁRIA - A PARTIR DE "O MENINO DO PIJAMA LISTRADO"
UERJ
OBRA LITERÁRIA “O
MENINO DO PIJAMA LISTRADO”
de JOHN BOYNE
FOME E AJUDA
HUMANITÁRIA
MODELO UERJ – ID: HRW
A
Universidade Estadual do Rio de Janeiro selecionou a obra “O menino do pijama
listrado”, de John Boyne, publicada em 2006, como base para o tema da Redação do
vestibular 2024.
Sinopse
da obra: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e sobre a
Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em
guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida
no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a
espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde
ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto,
Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que
sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece
Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia
que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos
tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. “O Menino do
Pijama Listrado” é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que
acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e
inimaginável.
Certo
dia, enquanto estavam sentados no lugar de sempre, um de frente para o outro, Bruno
comentou: “Esta é a amizade mais estranha que já tive.” E então perguntou
Shmuel: “Por quê?” Bruno respondeu que era porque podia brincar com todos os
outros meninos com os quais fez amizade, mas não com Shmuel. “Tudo o que
podemos fazer é ficar aqui sentados conversando.” (...) Durante muitas semanas
a chuva começou e parou e começou e parou, e Bruno e Shmuel não puderam se
encontrar tanto quanto desejavam. Quando se encontraram, Bruno percebeu que
estava preocupado com o amigo, pois ele parecia mais magro a casa dia, e o seu
rosto, mais cinza. Às vezes ele trazia consigo um pouco de pão e queijo para
levar a Shmuel, e conseguiu até mesmo esconder um pedaço do bolo de chocolate
no bolso, mas a caminhada da casa até o ponto na cerca onde os dois costumavam
se encontrar era longa, e às vezes Bruno sentia fome no meio do caminho. Ele
acabou descobrindo que uma mordida de bolo levava a outra, que por sua vez
levava a outra e, quando restava apenas um bocado, sabia que não seria certo
oferecer tão pouco a Shmuel, porque apenas serviria para abrir-lhe o apetite
sem satisfazê-lo.
Jonh Boyne, O menino do
pijama listrado. Ed. Companhia das Letras. Tradução: Augusto Pacheco Calil. Adaptado.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou em 5-12-2022 um
apelo de financiamento de emergência de US$ 10,3 bilhões para alcançar mais de
173 milhões de pessoas – incluindo 110 milhões de crianças e adolescentes –
afetadas por crises humanitárias. “Hoje, há mais crianças e adolescentes
precisando de assistência humanitária do que em qualquer outro momento da
história recente”, disse a diretora executiva do UNICEF, Catherine Russell. “Em
todo o mundo, eles estão enfrentando uma mistura mortal de crises, desde
conflitos e deslocamento até surtos de doenças e taxas crescentes de
desnutrição. É fundamental que tenhamos o apoio certo para alcançar meninas e
meninos com uma ação humanitária decisiva e oportuna”. Este ano começou com
cerca de 274 milhões de pessoas precisando de assistência humanitária e
proteção. Ao longo do ano, essas necessidades cresceram consideravelmente,
muito devido aos conflitos, incluindo a guerra na Ucrânia; à crescente
insegurança alimentar; às ameaças de fome causadas por fatores climáticos; e às
inundações devastadoras no Paquistão.
(...) Diversas as crises afetam os países, incluindo o Brasil, e
contribuem para o aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade,
como a crise dos refugiados e a crise da fome. O número de pessoas em situação
de extrema pobreza aumentou nos últimos anos e o número de conflitos armados
pelo mundo tem reflexos diretos no aumento do número de refugiados. A ajuda
humanitária é uma forma de assistência material, moral ou legal prestada para
ajudar pessoas que foram impactadas por desastres naturais, guerras, conflitos
e até desigualdades sociais. O objetivo do trabalho humanitário é aliviar,
levar apoio e ajuda para pessoas em estado de vulnerabilidade social. O
trabalho humanitário muitas vezes é desenvolvido em regiões distantes e
inseguras, marcadas por catástrofes naturais ou conflitos armados. O objetivo é
apoiar a população local oferecendo assistência social, psicológica, serviços
médicos, acampamentos e outras ações emergenciais.
Disponível em: https://www.oxfam.org.br/blog/trabalho-humanitario/.
Acesso em 16.jun.2023
Principais desafios para que as ações de ajuda humanitária sejam bem
sucedidas
Falta de recursos para a ajuda humanitária: O baixo volume de recursos é
uma das principais barreiras para prestar assistência àqueles em situação de vulnerabilidade.
Muitas vezes, a demanda de recursos e os recursos efetivamente disponíveis são
incompatíveis para que a ajuda humanitária seja eficiente. Isso acontece porque
a quantidade de conflitos e de pessoas necessitadas é infinitamente maior que a
quantidade de doadores. Quando os recursos são escassos, a continuidade dos
programas de ajuda humanitária fica comprometida.
Dificuldade de acesso e falta de segurança em áreas de conflito: É
preciso garantir um nível mínimo de acesso e segurança às equipes de trabalho
que atuam, muitas vezes, em ambientes insalubres e sujeitos às ações violentas
de grupos de extermínio. Condições de segurança devem ser viabilizadas para que
não haja limitações às ações dos voluntários e o potencial comprometimento dos
programas assistenciais.
https://www.oxfam.org.br/blog/ajuda-humanitaria-conheca-os-principais-desafios-da-solidariedade/.
Adaptado. Acesso em 16.jun.2023.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura do romance “O menino do pijama
listrado” e de suas próprias reflexões, escreva uma redação
argumentativo-dissertativa, em prosa, de 20 a 30 linhas, sobre o seguinte
tema: A efetiva ajuda humanitária pode superar os desafios da fome?