EM - DISSERTAÇÃO - MODELO FUVEST - GPT E POTENCIALIDADE HUMANA
FUVEST
CHATGPT E
POTENCIALIDADE HUMANA
MODELO FUVEST
ID: HIN
Texto I
Há 20 anos, os
alunos passavam a "cola" em papeizinhos. Depois, a técnica de trapaça
evoluiu para trocas de mensagem no WhatsApp. Agora, um robozinho é capaz de
escrever uma redação inteira em questão de segundos – é o ChatGPT, um novo
sistema de inteligência artificial que vem sendo banido de escolas e
universidades nos Estados Unidos e na Europa. A prestigiosa universidade
Institut d’Études Politiques de Paris, por exemplo, decidiu, em 27.ja.2023, que
quem usar essa ferramenta em trabalhos acadêmicos será expulso da graduação.
Mas será mesmo que o robô
é necessariamente um vilão?
De fato, a preocupação
dos professores não é em vão: o ChatGPT pode facilitar o plágio, desestimular o
senso crítico dos alunos e fornecer respostas imprecisas. Mas não é
necessariamente o fim do mundo (ou da educação). Segundo especialistas, há formas
de usar o robô como um instrumento inovador no processo de ensino-aprendizagem.
O ChatGPT, por exemplo, resume em tópicos qualquer assunto. Diogo Cortiz,
professor de tecnologia da PUC-SP, conta que o ChatGPT vem auxiliando até os
docentes no planejamento das aulas. "É uma cocriação. A máquina cria a
primeira versão, e nós vamos editando e aprimorando aquilo."
É possível usar como ponto de partida para um
projeto
Um dos temores dos professores é que os alunos
apenas copiem e colem as respostas dadas pelo ChatGPT. É claro que seria uma
prática pedagogicamente condenável. Mas há uma forma de trabalhar em parceria
com o robô: usá-lo para ter uma ideia de como começar um texto ou um projeto. "A
resposta não pode ser considerada definitiva. É preciso enriquecê-la", ressalta
Carlos Neves, professor do curso de sistemas de informações da Escola Superior
de Propaganda e Marketing (ESPM).
TENENTE, Luiza. Disponível
em:
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/01/29/sem-colar-descubra-7-formas-de-usar-o-robo-chatgpt-para-turbinar-os-estudos.ghtml.
Adaptado para fins didáticos. Acesso em 24.abr.2023.
Texto II
"O homem nasce original e morre plágio."
(Millôr Fernandes)
Texto III
Uma pesquisa divulgada pelo banco Goldman Sachs
revelou que os avanços provocados pela inteligência artificial podem provocar a
automação de um quarto do trabalho realizado nos Estados Unidos e na zona do
euro. Nos Estados Unidos, as consequências do avanço tecnológico devem afetar
63% da força de trabalho. De acordo com os números, 7% dos trabalhadores dos
EUA estão em empregos onde pelo menos metade das suas tarefas podem ser
realizadas por IA generativa. Na Europa, a situação é semelhante. Os dados
divulgados pelo Goldman são mais conservadores do que outras pesquisas. Na
semana passada, a OpenAI, criadora do GPT4, fez uma publicação,
segundo a qual 80% da força de trabalho dos EUA poderia ter pelo menos 10% das
suas atividades executadas por meio de IA generativa.
PROPOSTA
DE REDAÇÃO: Considerando as ideias apresentadas
nos textos e também outras informações que julgar pertinentes, redija uma
dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o
tema: Reflexões sobre a Inteligência Artificial – o ChatGPT vai promover o apagamento
das potencialidades humanas?