Você já sabe, mas não custa lembrar...
A Fábula é gênero textual de caráter híbrido – além de episódios narrativos, há certa sugestão de argumentação, para, em seguida, finalizar com um conselho – é a moral da fábula.
A fábula tem, portanto, caráter pedagógico, uma vez que pretende ensinar o leitor a como viver em sociedade. Para atingir essa finalidade, o fabulista lida com ações e exemplos próximos da realidade, e utiliza-se de animais personificados para viverem a trama – as personagens têm características/sentimentos humanos bons e ruins: medo, egoísmo, vaidade, mentira, ganância, gratidão, preguiça, generosidade, amizade, inimizade etc.
É comum, nas fábulas, coisas e animais personificados contracenarem com pessoas.
ESTRUTURA: Ainda que maleável, aconselha-se a adotar a seguinte estrutura para a composição das fábulas:
1. situação inicial;
2. conflito;
3. tentativa de solução;
4. solução/situação final e
5. moral.
LEITURA:
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do tema depreendido da tirinha cima, escreva uma FÁBULA.
Escreva, aproximadamente, 25 linhas. Dê um título sugestivo à fábula.
Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está bem claro (fácil de ser entendido), coeso (as ideias, frases e parágrafos fluem, estão bem ligados), coerente (as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham), conciso (não tem repetições nem sobra de palavras) e correto (a ortografia, os plurais, as regras de acentuação gráfica e de pontuação foram revisadas).
REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.