VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - DISSERTAÇÃO - MODELO UFSC - FELICIDADE

UFSC - DISSERTAÇÃO

FELICIDADE E SOCIEDADE DE CONSUMO

DISSERTAÇÃO MODELO UFSC

ID: J4R



Considere os textos abaixo para escrever uma dissertação sobre A PADRONIZAÇÃO DA FELICIDADE EM MEIO À SOCIEDADE DE CONSUMO.

 


Texto I

Não é preciso apenas consumir para existir, mas é preciso consumir para ser feliz. Nessa lógica, vale tudo para se realizar um sonho de consumo: fazer horas-extras, “bicos” ou prestações a perder de vista. “É como se os objetos fossem capazes de propiciar o bem-estar social e a segurança que tanto se reclama e proclama”, aponta Ruscheinsky. Assim, busca-se a realização pessoal e a felicidade através do consumo.

A sociedade de consumo vende a satisfação dos desejos individuais, mas desperta nos consumidores a cada momento novos desejos a serem satisfeitos, fazendo os querer (e consumir) sempre mais. “O vazio existencial cavado pela complexidade dos relacionamentos psicossociais não se preenche facilmente com bolsas, celulares e carros. Se a felicidade prometida pela sociedade de consumo fosse real, nós não estaríamos vivendo uma sociedade tão violenta como a nossa. A violência física e simbólica são frutos da desigualdade e da perversidade da sociedade de consumo que elege os endinheirados como os sortudos da ilha da fantasia”, alerta Padilha.

[Com Ciência – A insustentável sociedade de consumo]

https://www.culturalivre.com



Texto II


Disponível em: https://medium.com/@annavbaisi/a-busca-pela-felicidade-est%C3%A1-tirando-o-tempo-de-ser-feliz-2d26f477ae3f. Acesso em 8.ago.2024.


REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.