EM - PARÁGRAFO CONCLUSIVO - ENEM - PRESERVAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA
PARÁGRAFO CONCLUSIVO - ENEM
PRESERVAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA
PARÁGRAFO CONCLUSIVO - ENEM
ID: GB3
Texto I
O desmatamento na Amazônia atingiu novos recordes,
segundo dados preliminares levantados pelo Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE) (...). A área desmatada chegou ao nível anual mais alto desde
2008 — um total de 11.088 km2 entre agosto de 2019 e
julho de 2020. No período equivalente em 2008, o valor foi de 12.911 km2. Os números são calculados a partir de imagens de satélite Projeto de Monitoramento
do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do INPE.
A Amazônia tem sido tema recorrente na imprensa.
Invasões de garimpeiros, discussões em torno da demarcação de terras indígenas,
desmatamento e queimadas; o que não falta é polêmica em torno da região. De um
lado, um grupo que defende a exploração das riquezas da floresta. Do outro, os
que defendem a intangibilidade da maior floresta tropical do mundo. Dois
extremos que são praticamente impensáveis, já que a exploração desenfreada
teria impactos imensuráveis no meio ambiente (não só do Brasil, mas de todo o
planeta) e a proteção completa dos mais de 5 milhões de km2 é impossível (...).
As catástrofes ambientais e as ameaças à
sobrevivência humana associadas à destruição da natureza estimularam a
comunidade internacional a firmar acordos para a proteção global do meio
ambiente. Nesse panorama, a Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB foi
adotada com vistas a garantir a utilização racional da biodiversidade, elemento
natural que pode ser empregado na alimentação e no uso medicinal, como também
no equilíbrio do clima. O Brasil, como signatário da CDB e detentor de vasto
capital natural representado pela Floresta Amazônica, deve adotar medidas para
a conservação da diversidade biológica, adequando sua legislação e política às
disposições da Convenção.
VISENTIN, Maria Alice Dias Rolim. Disponível
em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/cd/article/view/193
Você já sabe, mas não custa lembrar...
Em linhas gerais, as cinco competências da redação do Enem verificam: C1 – norma culta; C2 – tema e repertório sociocultural; C3 – composição e execução de projeto textual, e qualidade da argumentação; C4 – aplicação de recursos coesivos; C5 – proposta de intervenção social.
Nesse exercício, coloca-se em evidência a composição do PARÁGRAFO CONCLUSIVO, que, geralmente, traz a proposta de intervenção social, é avaliado tanto na C3 quanto na C5.
A C3 avalia a habilidade do candidato em oferecer ações interventivas para a solução dos argumentos/problemas levantados no projeto textual.
A C5, por sua vez, avalia a habilidade do candidato em trazer os quatro elementos que devem compor a proposta de intervenção, quais sejam eles: ação, agente, modo/meio, efeito, com o detalhamento de, pelo menos, um desses elementos.
COMANDO: Adiante, oferecemos a você um projeto textual, ou seja, o primeiro parágrafo de uma dissertação argumentativa nos moldes do Enem, sobre o tema: O debate em torno da preservação da Floresta Amazônica.
Você deverá desenvolver o parágrafo conclusivo, em conformidade com os argumentos/problemas adiantados no projeto. Não se esqueça dos quatro elementos e do detalhamento de um deles.
Quando
se discorre sobre a necessidade de preservar-se a Floresta Amazônica, o maior
bioma brasileiro e a principal floresta tropical do mundo, causa perplexidade
verificar que, em pleno século 21 (1), em nome do lucro de grandes corporações,
ainda persista a exploração predatória de recursos naturais, o que põe em risco
o equilíbrio climático do planeta (2).Isso acontece por conta da ineficiência
dos Poderes da República, quer seja para investigar, legislar ou punir os autores
de crimes ambientais (3). Desse modo, é fundamental que o Ministério Público,
responsável pela defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado, intervenha,
sob pena de retrocessos irreparáveis (4).
Análise do projeto textual:
1 – apresentação do tema;
2 – antecipação do primeiro argumento, a ser desenvolvido no segundo parágrafo;
3 – antecipação do segundo argumento, a ser desenvolvido no terceiro parágrafo;